Seleções > Diga oi ao homem invisível

DIGA OI AO HOMEM INVISÍVEL

Texto: Manuel Filho

Ilustração: Ana Matsusaki

Editora: Editora do Brasil
Ver e perceber são realmente duas coisas diferentes. Será que neste livro você consegue saber onde encontrar o homem invisível?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Brincando com um velho expediente literário — a intrusão do narrador, Manuel Filho aqui conduz o leitor, através da fala e das páginas ilustradas por Ana Matsusaki, na busca de um personagem que adora fazer amigos, porém anda ligeiro por aí afora... Ele podia estar em casa, mas o leitor não o vê. Podia também estar nadando na piscina, mas se vê apenas um certo movimento na água e nem sombra dele nos ladrilhos do fundo. Ou ele foi ao médico, ou levou o cachorro para passear, ou zarpou no ônibus... e, em nenhum canto da cidade, foi possível flagrar esse homem que é invisível a todos os meros mortais!

Conversando (e bulindo) com o leitor, o narrador não se cansa de mostrar que é quem comanda a cena comunicativa, comentando o que o personagem faz ou induzindo o leitor a tomar parte da ação, como neste trecho: “Coitadinho... queimou a língua! O chá estava muito quente e ele está se abanando para se aliviar. Que tal assoprar para ajudar?”

Enquanto isso as ilustrações revelam o movimento, através de constantes linhas inclinadas: ora é o rodapé rumo à porta, a guia presa ao pescoço do cão, a fumaça que saí fumegante da chávena, os olhos enviesados do médico ou das pessoas na sala de cinema etc. Ou nosso homem invisível está na cena ou ele acabou de escapulir.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5
Ano: 2020
País: Brasil
ISBN: 9788510080347
DIMENSÕES E ACABAMENTO
24 cm x 24 cm x 0.6 cm
Peso: 195 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Livro-jogo e livro-brincante
ASSUNTOS
Cotidiano, Brincadeiras, Amizade, Espera, Diversão, Humor, Percepção do outro, Disfarce, Curiosidade, Homem invisível
SOBRE MANUEL FILHO
Manuel Filho é um artista multimídia: ator, cantor e autor de livros para crianças, tendo publicado cerca de sessenta títulos, trabalhando para Ziraldo e Maurício de Souza, além de conquistar diversas bolsas de criação literária e alguns prêmios, como o Prêmio Jabuti 2008 para o livro didático No coração da Amazônia.
leia mais...
SOBRE ANA MATSUSAKI
Foto do autor Ana Matsusaki
Ana Matsusaki nasceu em São Paulo e, desde muito cedo, envolveu-se com livros, palavras, imagens e plantas. Formou-se em Design Gráfico pela faculdade das Belas Artes em 2009 e trabalhou como diretora de arte na área editorial. Em 2015, abriu seu próprio estúdio e tem desenvolvido trabalhos para Editora Moderna, Editora Biruta, FTD, Editora do Brasil, Editora Mol, Quartz, Brinque Book, SESC. A COLECIONADORA DE CABEÇA é sua obra de estreia na literatura para crianças. 
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35