Seleções > Deu zebra no ABC

DEU ZEBRA NO ABC

Texto: Fernando Vilela

Ilustração: Fernando Vilela

Editora: Pulo do Gato
Mesclando aprendizagem, brincadeira e jogo, Fernando Vilela construiu com palavras e imagens, uma fila de animais, um emendado no outro, na ordem do alfabeto.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Uma grande fila rimada com palavras e animais. Onde será que todos esses animais estão indo assim, enfileirados? Foram convocados para uma reunião extraordinária do conselho dos animais ou para uma festa/evento de talentos? A fila parece infinita, mas nada nos impedirá de descobrir o que está por vir.

Em um jogo de adivinha, as ilustrações, em primeiro plano, revelam um pedacinho do animal que só descobriremos ao virar da página, porém a pista dada além da imagem é a letra do alfabeto. Iniciando com a letra A qual será o animal que aparecerá? Você precisa adivinhar para continuar e assim o alfabeto surge belo e singelo acompanhado não só de animais que representam diferentes faunas do nosso planeta, mas com verbos de ação nomeando muitas peripécias. 

Nessa história, que pode se tornar cíclica, a brincadeira pode nunca acabar. Há também, a possibilidade de continuar o jogo com a criação de novas filas sugeridas pela aparição de animais que não estão na narrativa principal, mas aparecem compondo o texto visual, em cima, no ar, e embaixo na terra. 

O escritor e ilustrador Fernando Vilela, inspirado por uma vida cercada de animais, criou com grafite e lápis uma história que ultrapassa o aprendizado do alfabeto. Construiu um espaço que comporta a diversidade: iguais e completamente diferentes, contemporâneos e ancestrais, brasileiros e gringos, criaturas do mar, da terra e do ar. Um passeio pela diversidade de espécies, tamanhos e habilidades. 

Apronte-se para Brincar, Conhecer, Divertir, Emocionado Ficar, Gargalhar por Horas e Imaginar se é possível Jogar com KWY sem a brincadeira detonar. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788595760011
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27.5 cm x 21 cm x 0.4 cm
Peso: 210 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Conhecimento
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Abecedário, Livro informativo, Adivinha, Livro-jogo e livro-brincante, Parlenda
ASSUNTOS
Humor, Animais, Fauna, Alfabetização, Alfabeto ou Abededário
SOBRE FERNANDO VILELA
Foto do autor Fernando Vilela
Artista plástico, ilustrador, autor, possui graduação em artes plásticas pela Unicamp e mestrado em artes pela ECA-USP, com obras expostas em importantes museus nacionais e internacionais. Na literatura, é escritor e ilustrador com livros publicados em oito países, sendo seu trabalho mais reconhecido Lampião e Lancelot (2007), com o qual ganhou três prêmios Jabutis e a Menção Novos Horizontes do Prêmio Internacional Bologna Ragazzi Award.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35