Seleções > Desenhos invisíveis

DESENHOS INVISÍVEIS

Texto: Troche

Editora: Lote 42
Não são apenas desenhos, repare! Cada página é um mundo. Troche é um artista que fala pelas imagens e convida o leitor a sair das bordas do conhecimento.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Já podemos demorar a leitura pela capa do livro. Como é possível um homem dormir em fio estreito sob as estrelas? Estaria ele sonhando? Cansado? Vivo? Morto? Pronto, instalados vários pontos de interrogação, estamos diante de Troche, artista uruguaio que provoca nossas certezas.

E como seria enxergar o invisível? Provavelmente, de olhos bem fechados. Com banho de silêncio. É que só é possível ver as coisas outras, suspendendo os saberes, abrindo mão do pragmatismo. De outro modo, como se deixar tocar por uma nota musical que substitui fones de ouvido? Ou visualizar muitos anos através da sombra de pai e filha? Ler imagens pode ser muito prazeroso, desde que não se limite tempo e espaço para isso. Percorrer poucas páginas por vez, como quem visita um museu.

A proposta do livro é tão livre que não há numeração de página. Logo, não há uma única forma de lê-lo. Pode ser um desenho seguido do outro ou abrir o livro de forma aleatória ao longo de vários dias. Uma edição como essa nos remete ao descompromisso didático que a Literatura propõe. Aqui, não há intenção outra a não ser tocar pessoas.

Os desenhos de Troche apontam que: nesse exato momento há um homem escorregando pelo planeta, perigando vagar solto no universo. Vizinhos se encontram. O sol é o varal particular da moça. Folhas de papel e de árvores voam simultaneamente. Janelas secretas se revelam. Uma cortina de chuva se faz...

Um exercício interessante é escrever sobre as sensações provocadas pelos desenhos. Propor textos curtos ou curtíssimos, sem compromisso, na caderneta ou no bloco de notas do tablet. Pode ser um texto-carta, destinado a si mesmo ou a alguém especial. Ou ainda, propor outros desenhos. Bonito mesmo são os desdobramentos – inesperados – da leitura. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2014
País: Argentina
ISBN: 9788566740073
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22 cm x 17 cm x 1 cm
Peso: 231 g
Páginas: 160
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Conhecimento, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Livro-imagem, História em quadrinhos, Livro sem idade, Crônica, Realismo mágico
ASSUNTOS
Empatia, Solidão, Arte, Desejo, Desenho, Imagem, Convivência, Acaso, Subjetividade
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Editora Lote 42 | Sinopse
SOBRE TROCHE
Foto do autor Troche
O artista uruguaio Gervasio Troche nasceu em 1976 e passou a infância na Argentina, México e França, mas reside em sua terra natal há 30 anos. Desenha desde criança, estudou na Escola Nacional de Belas Artes de Montevidéu e realizou exposições na América Latina, além de colaborar para diversas publicações uruguaias e internacionais, como Folha de S.Paulo e La Nación (Argentina). Em 2014, ele pintou um mural de quase 100 m² no Sesc Ipiranga, em São Paulo, e foi convidado para participar do FestiPOA, em Porto Alegre, onde foi realizada uma mostra com os trabalhos do autor. Em 2013 lançou na Argentina o livro Dibujos Invisibles pela editora Sudamericana (Penguin Random House), cujos direitos para publicação no Brasil adquiridos pela Lote 42 em 2014. Bagagem publicado em 2016, reúne uma segunda compilação de desenhos publicados em seu blog, além de trabalhos inéditos.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35