Seleções > Dentro de casa

DENTRO DE CASA

Texto: Bruna Lubambo

Ilustração: Bruna Lubambo

Editora: Aletria
De repente, a casa do menino se transformou, cresceu tanto que surgiu uma lagoa no banheiro, uma plantação na cozinha e para chegar no quarto é preciso atravessar uma serra. Mas o sol ainda nasce todos os dias pelas janelas escancaradas.
SINOPSE
Foto do resenhista Isabella Zappa
por Isabella Zappa

De uns tempos para cá, a casa do menino começou a crescer, crescer e algumas coisas estranhas aconteceram: no banheiro surgiu uma lagoa com patos e sapos; na cozinha, uma verdadeira plantação de onde saem todas as comidas possíveis e no quarto dá até para acampar. Os cômodos podem ter se transformado, mas há sempre uma janela por onde o sol nasce todos os dias. 

Bruna Lubambo reconstruiu as quatro paredes de seu apartamento, ampliando-as de tal forma, que lá passou a caber tudo o que se possa imaginar. Isolada com seu filho durante a pandemia do coronavírus, a autora nos convida a fazer um passeio diferente pelas nossas casas, explorando cada canto, mudando as perspectivas, descobrindo e redescobrindo objetos, ressignificando espaços, desnaturalizando o nosso olhar para aquilo que temos de mais cotidiano. 

As ilustrações simulam desenhos infantis em tons de vermelho e verde, como se a própria criança tivesse recriado os cômodos da casa. A cada página dupla vemos o cômodo de uma perspectiva diferente, reforçando o convite à transformação do olhar e unindo fantasia e realidade que, no momento de isolamento, precisaram estreitar ainda mais seus laços. Os desenhos extrapolam as páginas porque a imaginação não tem fim, tudo cabe dentro dessa casa, a cama, coqueiros, o tapete, os cavaleiros, a lagoa e o sofá. 

A viagem retratada no livro pode ser também para dentro da gente, onde tudo é possível. As redescobertas, a resiliência e a capacidade de se recriar em meio às dificuldades são uma forma de abrir janelas para o pássaro da esperança que habita dentro de cada um de nós.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2020
País: Brasil
ISBN: 9786586881110
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22 cm x 17.1 cm x 0.4 cm
Peso: 60 g
Páginas: 28
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Responsabilidade e cidadania
PRÊMIOS
SELEÇÃO Cátedra 10 de Leitura UNESCO PUC-RIO
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Crônica, Realismo mágico
ASSUNTOS
Família, Brincadeiras, Infância, Perspectiva, Casa, Criança, Curiosidade, Fantasia, Isolamento, Pandemia, Moradia e habitação, Quarentena, Apartamento, Imaginação, Introspecção
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Resenha
SOBRE BRUNA LUBAMBO
Foto do autor Bruna Lubambo
Estudou Ciências Sociais na UFMG, mas depois mudou para Comunicação Social. Conheceu as linguagens da gravura, serigrafia, desenho e pintura em cursos e oficinas livres pelo Brasil. Gosta de trabalhar com técnicas e materiais variados: gravura, serigrafia, carimbo, acrílicas, lápis de cor, giz, colagem, entre outros. Em 2020, publicou seu primeiro livro como autora de texto e imagem, o Dentro de Casa (Ed. Aletria), livro que ganhou o selo Cátedra Unesco PUC Rio e entrou para seleção do Clube Quindim. No mesmo ano, foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria ilustração com o livro Oir o Rio (Ed. Sowilo). Em 2021, ilustrou e escreveu Contos de Cabras e Bodes (Ed. Jandaíra), lançado pelo Clube Quindim.Bruna já ilustrou para várias editoras, com destaque para: De Passinho em Passinho (Cia. das Letrinhas), escrito por Otávio Júnior, ganhador do Prêmio Jabuti em 2020; O bicho mais poderoso do mundo (Ed. Aletria) e Meu avô é um Tata (Ed. Pallas), ambos selecionados para o catálogo da Secretaria de Educação de São Paulo. 
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35