Seleções > De passinho em passinho

DE PASSINHO EM PASSINHO

Texto: Otávio Júnior

Ilustração: Bruna Lubambo

Editora: Companhia das Letrinhas
Expressão cultural das comunidades cariocas, o passinho é uma dança hipnotizante que mistura elementos do funk, samba, capoeira e muito mais.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

De passinho em passinho, as manifestações culturais das favelas são menos marginalizadas. Declarado em 2018 como Patrimônio Cultural, a dança do passinho surgiu nas comunidades do Rio de Janeiro na cultura do funk e também tem influência do frevo, da capoeira, do hip hop e do samba.

Os pés de quem dança parecem mágicos e as pernas, feitas de mola. Esta dança é arte, expressão e permite as pessoas sonharem. As ilustrações possuem movimento e cores vibrantes. Ao final do livro, é possível aprender alguns passos da dança, como sabará, rabiscada e jogadinha.

Para aqueles que têm o passinho inserido no cotidiano, o livro consiste em reconhecimento e representatividade na literatura infantil. Já para quem não tem muita familiaridade é uma oportunidade para ampliar o conhecimento da cultura brasileira. Além de valorizar a expressão artística das comunidades cariocas, o escritor busca inseri-las na literatura.



INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9788574069500
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20 cm x 20 cm x 0.5 cm
Peso: 200 g
Páginas: 20
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Crônica, Prosa poética
ASSUNTOS
Protagonismo negro, Movimento, Corpo, Música, Arte, Representatividade, Sonho, Cidade, Rio de Janeiro, União, Moradia e habitação, Favela, Comunidade, Cidades brasileiras, Dança
SOBRE OTÁVIO JÚNIOR
Foto do autor Otávio Júnior
Escritor, ator, contador de histórias e produtor teatral brasileiro que ficou conhecido por abrir a primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no estado do Rio de Janeiro. Ganhou o Prêmio Jabuti 2020, e recebeu, em 2012, o prêmio Madre Teresa de Calcutá, na Argentina, por serviço à comunidade, e, em 2008, o Prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo.
leia mais...
SOBRE BRUNA LUBAMBO
Foto do autor Bruna Lubambo
Estudou Ciências Sociais na UFMG, mas depois mudou para Comunicação Social. Conheceu as linguagens da gravura, serigrafia, desenho e pintura em cursos e oficinas livres pelo Brasil. Gosta de trabalhar com técnicas e materiais variados: gravura, serigrafia, carimbo, acrílicas, lápis de cor, giz, colagem, entre outros. Em 2020, publicou seu primeiro livro como autora de texto e imagem, o Dentro de Casa (Ed. Aletria), livro que ganhou o selo Cátedra Unesco PUC Rio e entrou para seleção do Clube Quindim. No mesmo ano, foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria ilustração com o livro Oir o Rio (Ed. Sowilo). Em 2021, ilustrou e escreveu Contos de Cabras e Bodes (Ed. Jandaíra), lançado pelo Clube Quindim.Bruna já ilustrou para várias editoras, com destaque para: De Passinho em Passinho (Cia. das Letrinhas), escrito por Otávio Júnior, ganhador do Prêmio Jabuti em 2020; O bicho mais poderoso do mundo (Ed. Aletria) e Meu avô é um Tata (Ed. Pallas), ambos selecionados para o catálogo da Secretaria de Educação de São Paulo. 
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35