Seleções > De onde nascem as flores

DE ONDE NASCEM AS FLORES

Texto: Daniel Ianae

Ilustração: Anna Charlie

Editora: Semente Editorial
Em uma jornada poética, Daniel Ianae nos conta que sempre haverá algo que nasce com a gente: uma história, um mistério e certamente algo que nos torna únicos... e de que não podemos nos esquecer.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Nessa narrativa poética, escrita em primeira pessoa, que acertadamente amálgama a dualidade narrador-leitor; acompanhamos a jornada de uma jovem, que assim como todos nós, nasceu única. E isso a deixava radiante!

Aconteceu assim:

Sem espanto, sem dor. 

No meu próprio corpo, brotou uma flor.

Porém, com o passar do tempo, ela se viu cercada de olhares, julgamentos e palavras faladas de canto, fazendo-a questionar sua característica especial. Seria melhor ser igual a todos e ser aceita? Esse dilema a fez murchar, cair em tristeza e, cansada de ser julgada, podar as suas flores, perdendo a singularidade do seu existir e se tornando infeliz. 

Meu lugar ficou mais apertado. 

Meu corpo sentia…

Mais perto, incômodo.

Mais longe, alegria.

Nessa condição, em que nem mesmo o afago e a acolhida do abraço fraterno a acalentava, precisou submergir em reflexões para então florescer sabendo reconhecer sua identidade no mundo e sua excepcionalidade. E nessa jornada transformadora de autoconhecimento, e autoaceitação, ela redescobre suas flores, voltando a irradiar sua alegria e beleza.

Com a sutileza do texto, Daniel Ianae, adulto que procura brechas para brincar e encantar e ilustrações de Anna Charlie, que busca através das cores e das linhas contar histórias e transpor seus sentimentos, temos aqui a materialização de um belíssimo livro ilustrado. Com Ilustrações feitas com tinta guache e lápis de cor que refletem as emoções de nossa personagem, e nos leva a sentir a potência desse trabalho, fazendo-nos refletir sobre como acolher as peculiaridades e singularidades do outro, nesse processo de formação de identidade de cada um.

Assim como a história dessa menina, a criação desse livro que iniciou com uma ilustração e desabrochou em um poema, percorreu uma bela trajetória de produção. Foram dois anos de troca e construção e suas primeiras impressões só foram possíveis a partir de um financiamento coletivo feito via Catarse. Posteriormente durante um evento literário, escritor e obra encontram a Semente Editorial e após pequenas sutilezas no projeto gráfico essa obra nasce e floresce nessa edição especial.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2020
País: Brasil
ISBN: 9788563546739
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20.7 cm x 16.7 cm x 21 cm
Peso: 400 g
Páginas: 44
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Prosa poética
ASSUNTOS
Diferenças, Transformação, Amadurecimento, Identidade, Aceitação, Frutas e Flores, Transformação Pessoal, Delicadeza
SOBRE DANIEL IANAE
Foto do autor Daniel Ianae
Nascido em Cuiabá, o autor e poeta busca resgatar a brincadeira nossa de cada dia, com a poesia, sempre nos colocando para pensar sobre assuntos importantes. Seu primeiro livro, De onde nascem as flores, nasceu de forma independente, através de ilustrações de sua amiga Anna Charlie, por meio de um financiamento coletivo.
leia mais...
SOBRE ANNA CHARLIE
Foto do autor Anna Charlie
Iniciou seu trabalho com ilustração em 2014, e nesse período adotou seu pseudônimo Anna Charlie. Suas ilustrações e artes, buscam, através das cores e das linhas, contar histórias e transpor sentimentos, assim como vemos em seu primeiro livro, De onde nascem as flores, onde as ilustrações foram feitas com tinta guache e lápis de cor.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35