Seleções > Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela

DA PEQUENA TOUPEIRA QUE QUERIA SABER QUEM TINHA FEITO COCÔ NA CABEÇA DELA

Texto: Werner Holzwarth

Ilustração: Wolf Erlbruch

Tradutores: Heloisa Jahn

Editora:
Em uma história bem-humorada e cheia de mistério, o leitor acompanha a investigação de uma toupeira para descobrir quem fez cocô na cabeça dela.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Ao sair da terra, logo após acordar, uma toupeira nota um cocô na cabeça dela. O que a deixa indignada e faz com que ela dê início a uma investigação para saber quem realizou tal façanha. 

A toupeira conversa com diferentes animais e descobre que o cocô de cada um deles tem aparência e consistência diferentes, e nenhum deles parece com o que ela carrega na cabeça. Para desvendar o mistério, ela conta com a ajuda de especialistas no assunto, as moscas. 

É uma história que aborda, com humor e naturalidade, algo biológico e comum aos humanos e demais seres. Podendo ser utilizada, inclusive, para tratar de desfralde com as crianças.

Além de encontrar uma narrativa divertida e curiosa, o leitor fica preso ao livro pela estrutura repetitiva em lengalenga, cheia de onomatopeias, que instiga a querer virar a página logo para desvendar o mistério. Outro grande atrativo é a linguagem corporal da toupeira, bem marcada nas ilustrações, e seu olhar capaz de transmitir desconfiança, curiosidade e desprezo.

O livro foi publicado pela primeira vez em 1989 e é reeditado desde então, tamanho o sucesso que faz com as crianças.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 1994
País: Alemanha
ISBN: 9788585466350
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20.4 cm x 28.8 cm x 0.2 cm
Peso: 141 g
Páginas: 24
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento, Argumentação
PRÊMIOS
Láurea Altamente Recomendável/Tradução para crianças da FNLIJ
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Parlenda
ASSUNTOS
Onomatopeia, Diferenças, Desfralde, Animais, Curiosidade, Brinquedos falados, Convivência, Grande vs. Pequeno, Escatologia, Cocô, Investigação, Causas e efeitos, Sons, Toupeira
SOBRE WERNER HOLZWARTH
Foto do autor Werner Holzwarth
Trabalhou em diversas agências de publicidade, primeiro como escritor, depois como diretor criativo. Entre 1980 e 1982, viveu na Bolívia e trabalhou como jornalista freelancer. Regressou à Alemanha e continuou a trabalhar em publicidade até fundar, em 1990, a sua própria agência. Desde 1995 que também leciona Comunicação Visual na Universidade de Weimar.
leia mais...
SOBRE WOLF ERLBRUCH
Foto do autor Wolf Erlbruch
Nascido em Wuppertal, Nordrhein-Westfalen, Erlbruch estudou design gráfico na Folkwang Hochschule em Essen de 1967 a 1974 e trabalhou como ilustrador para revistas como Stern e Esquire. Sua primeira missão como ilustrador de livros infantis veio em 1985, quando o editor de Wuppertal Peter Hammer lhe pediu para ilustrar Der Adler, der nicht fliegen wollte de James Aggrey. Wolf Erlbruch escreveu 10 livros infantis e ilustrou para outros autores. Na Feira do Livro Infantil de Bolonha, ganhou o prêmio ALMA. Alguns de seus livros foram publicados no Brasil, dentre eles merecem destaque “O pato, a morte e a tulipa”, e “Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela”.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35