Seleções > Curvo ou reto: olhar secreto

CURVO OU RETO: OLHAR SECRETO

Texto: Ana Maria Machado

Ilustração: Luisa Baeta

Editora: Global
Ao caminhar pelas ruas, percebe-se linhas retas e curvas por todos os lugares, foi o que registrou a fotógrafa Luisa Baeta e escreveu a poeta, sua mãe, Ana Maria Machado.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Um livro construído a partir do olhar de duas artistas. Uma fotógrafa que registra curvas e linhas retas por onde passa, e uma poeta que escreve versos a partir das imagens.

Se perguntarmos a uma poeta de onde vem essa mania de criar versos para dar outros nomes e outros sentidos às coisas, provavelmente ela lhe responderá que não sabe dizer ao certo, quando se dá conta... as palavras que mexem e remexem na cabeça saltam à boca, ao papel, e se transformam em poesia. Neste livro, há uma espécie de registro do que Ana Maria Machado vê e sente ao passar os olhos pelas fotos de lugares e objetos:

“Quando ando pela rua

e vejo um carro parado,

olho um farol redondo,

descubro um vidro riscado.”

A autora chama a atenção para o pneu da bicicleta, as listras retas na estampa do chinelo, para as venezianas da janela. E, nos versos finais, parece fazer uma declaração de amor à sua parceira de livro, responsável pelas fotografias que o compõem, sua filha Luisa Baeta.

Já pensou pegar na mão de uma criança e percorrer a rua ou o bairro em busca de curvas e linhas retas? E se o passeio for acompanhado de uma máquina fotográfica? E se for uma daquelas polaroide? E se...

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2010
País: Brasil
ISBN: 9788526014923
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 21 cm x 0.3 cm
Peso: 135 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Poesia
ASSUNTOS
Cotidiano, Rua, Curiosidade, Cores e Formas, Relações matemáticas, Comparações, Acaso, Aprendizado, Fotografia, Olhar, Observar, Andar a pé, Caminhar, Poesia
SOBRE ANA MARIA MACHADO
Foto do autor Ana Maria Machado
Em 2019, Ana Maria Machado comemorou 50 anos de carreira literária. Graduada em Letras, lecionou na UFRJ e na PUC-RJ e iniciou sua trajetória de escritos para crianças por meio de pequenos textos publicados na revista Recreio.No período da ditadura militar, Ana Maria Machado integrou o movimento de resistência dos professores. Em 1969 foi presa, e em janeiro de 1970 partiu para o exílio na Europa. Atuou como jornalista na revista Elle de Paris e no serviço Brasileiro da BBC de Londres. Ana Maria Machado lecionou Língua Portuguesa na Sorbonne. Estudou na École Pratique des Hautes Études, e defendeu sua tese doutoral em Linguística e Semiologia orientada por Roland Barthes. Retornou ao Brasil em 1972 e trabalhou como jornalista no Correio da Manhã, no Globo e no Jornal do Brasil. Seu primeiro livro infantil Bento que Bento é o Frade foi publicado em 1977 e na companhia das publicações de Ruth Rocha, inaugurou uma nova forma de literatura destinada às crianças brasileiras.
leia mais...
SOBRE LUISA BAETA
Foto do autor Luisa Baeta
Designer especializada em tipografia e branding. Faz consultoria de tipografia e dá aulas.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35