Seleções > Cultura

CULTURA

Texto: Arnaldo Antunes

Ilustração: Thiago Lopes

Editora: Iluminuras
Um poema de Arnaldo Antunes pode virar palavra cantada ou um livro ilustrado para crianças. Aqui, as palavras brincantes associam diversos animais em diferentes etapas da vida.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Os versos começam evocando a origem da vida: “o girino é o peixinho do sapo”. E, entrelaçando duas espécies de animais diferentes, o improvável é impresso por um dos maiores representantes da poesia concreta no Brasil, o também músico Arnaldo Antunes.

Na sequência, o poeta brinca com as características dos animais, com o que se espera deles e também com o que perpassa pelo comportamento humano, ou até com o que antecede a palavra: “o silêncio é o começo do papo”.

As ilustrações que acompanham os versos são de Thiago Lopes que possui um traço próximo da linguagem do cartum e das charges, acrescentando uma camada de leitura a alguns dos versos do poeta, ora trazendo o humor do inusitado, da sátira, ora fazendo um gracejo gratuito. Divertidas, as ilustrações colaboram para aguçar a imaginação do leitor. Já pensou um bando de porcos uniformizados, alguns utilizando óculos, saindo da escola, portando mochilas e livros? Ou uma tartaruga bem acomodada em sua poltrona da sala/casa/casco? São desenhos curiosos que possivelmente receberão olhares inquietos. Os animais são apresentados em situações hilárias e inesperadas, ao mesmo instante em que estamos diante de informações sobre as espécies e de como se relacionam: “o cavalo é o pasto do carrapato”.

E então, a palavra “cultura” pode ser interpretada de diferentes maneiras até chegar no final, quando estamos diante de uma orquestra de bactérias. O que caracteriza uma determinada cultura? O que se espera de uma cultura? Pode-se questioná-la? Estas interrogações são possíveis ao longo da leitura, seja pelo pequeno leitor, seja pelo mediador.

Ler poesia para crianças é sempre uma tentativa de aproximá-las do senso de liberdade, da multiplicidade de interpretações e principalmente do livre sentir. E por que isso se faz importante? Bem, caminhar por um terreno seguro para ser o que realmente somos, onde podemos sentir e também verbalizar as emoções é uma boa premissa de saúde mental. E isso vale muito.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2012
País: Brasil
ISBN: 9788573213782
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22.1 cm x 22.1 cm x 8 cm
Peso: 259 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Poesia, Cantiga e canção
ASSUNTOS
Diferenças, Humor, Diversidade cultural, Animais, Fauna, Convivência, Poesia
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Ler o mundo - Leitura compartilhada
SOBRE ARNALDO ANTUNES
Foto do autor Arnaldo Antunes
Antes mesmo de ser um famoso Titã, o poeta e músico Arnaldo Antunes já era um apaixonado pela palavra. Inclusive, chegou a cursar Letras na USP (Universidade de São Paulo) no período anterior à banda de rock, com o qual gravou sete discos.Em carreira solo a partir de 1992, lançou os discos: Nome (também em DVD), Ninguém, O silêncio, Um som, O corpo, Paradeiro, Saiba, Qualquer, Ao vivo em estúdio e Iê Iê Iê. Além do estrondoso Tribalistas, parceria com Marisa Monte e Carlinhos Brown e Pequeno Cidadão, com Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto. Arnaldo Antunes é considerado um dos maiores poetas concretos do nosso país. Publicou dezenas de livros, entre os quais, títulos dedicados à infância.
leia mais...
SOBRE THIAGO LOPES
Vive e trabalha em São Paulo, é desenhista e ilustrador. Cursa pós graduação em design editorial pelo SENAC, é formado em design gráfico pela Faculdade Belas Artes de São Paulo em 2009, com pesquisas realizadas na área de ilustração infantil e design gráfico. Inaugura sua carreira como ilustrador em 2010 quando lança o livro Junta, separa e guarda em parceria com Vera Lucia Dias (editora Callis). É Sócio do Estúdio Kiwi, e já ilustrou diversos títulos e trabalho expográficos com variadas linguagens.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35