Seleções > Conversa de morango e outros textos cheios de graça

CONVERSA DE MORANGO E OUTROS TEXTOS CHEIOS DE GRAÇA

Texto: Carlos Drummond de Andrade

Ilustração: Fido Nesti

Editora:
Contos, crônicas, diálogos e outras histórias do grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, ilustradas por Fido Nesti.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Que especial introduzir Carlos Drummond de Andrade aos pequenos e jovens leitores por meio de uma publicação leve e divertida, turbinada pelas ilustrações do artista Fido Nesti.

Um dos nossos maiores poetas, observador atento do cotidiano, escreveu textos diversos durante os muitos anos em que atuou na imprensa, em especial o Jornal do Brasil e o Correio da Manhã. Nesta edição, foram compilados alguns já reunidos e publicados anterioremente em seis diferentes livros, entre 1974 e 1986.

Marcada pelo bom humor, por cenas inusitadas e também pelo seu amor aos animais, a prosa de Drummond é sutil e merece atenção. Não à toa escreveu sobre o carteiro que questionava o peso de suas correspondências que continham livros, ou sobre as relações de poderes em "Governar" e "Histórias para o rei". O autor torce sentidos e ressignifica a existência de um mosquito, dá vida a morangos e alimenta a nossa imaginação.

Ler Drummond é encontro curioso com a língua portuguesa, convite ao dicionário para desvendar palavras não usuais, é repertório cultural que aquece.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2016
País: Brasil
ISBN: 9788574067278
DIMENSÕES E ACABAMENTO
19.4 cm x 13.2 cm x 0.6 cm
Peso: 81 g
Páginas: 64
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Anedota, Conto, Realismo cotidiano, Crônica
ASSUNTOS
Cotidiano, Nonsense, Humor, Criança, Vocação, Fases da vida, Diálogo, Língua portuguesa, Vocabulário, Nomes, Absurdo, Acaso, Manias, Hábitos de consumo, Tempo, Contemplação
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Artigo - Revista Educação
SOBRE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Foto do autor Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), um dos nossos maiores poetas, foi funcionário público e escreveu até o fim de sua vida. Alguma poesia, sua primeira obra poética publicada, foi financiada com custos próprios, com uma tiragem de 500 exemplares. Em 1934, muda-se para a cidade do Rio de Janeiro, junto com a família. Lá, assume o cargo de Chefe de Gabinete do então Ministro da Educação, Gustavo Capanema. Para seus biógrafos, a experiência no Governo foi importante para a construção de sua nova visão política. Um pouco mais de dez anos depois, sai do cargo e se torna editor do jornal "Imprensa Popular", publicação do Partido Comunista Brasileiro. Os versos de Drummond o tornou um dos poetas mais lidos e conhecidos no Brasil. Em entrevista à revista Galileu, Celso Caviccia, professor de literatura formado em letras pela USP, explica as razões: “Drummond não ganhou fama por causa do povo, mas porque foi exaltado pelos intelectuais e por movimentos culturais populares, como a tropicália e a bossa nova, por exemplo”, Além de poemas, Drummond escreveu histórias infantis, crônicas e contos. São mais de sessenta publicações. Foi um dos poucos escritores brasileiros que pôde viver da renda advinda da Literatura.
leia mais...
SOBRE FIDO NESTI
Foto do autor Fido Nesti
Iniciou sua carreira desenvolvendo animações para comerciais de TV, na Briquet Filmes. Depois de alguns anos trabalhando em agências de publicidade, decidiu seguir a carreira de ilustrador como freelancer, colaborando com trabalhos editoriais em várias revistas e livros, assim como na propaganda. Ilustrador e quadrinista, seus desenhos podem ser vistos no jornal Folha de S.Paulo e na revista The New Yorker, entre outras, assim como em capas e livros de várias editoras.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35