Seleções > Contos da selva

CONTOS DA SELVA

Texto: Horacio Quiroga

Ilustração: Anabella López

Editora: FTD
Horacio Quiroga em oito contos confabulando a relação entre a humanidade e a natureza.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Na literatura, tamanho não é documento. As narrativas breves são igualmente repletas de sentidos, a exemplo destes Contos da selva, escritos por um dos maiores autores do século XX e publicados em 1918, contemporâneo mas pouco anterior à produção de Monteiro Lobato para crianças, o escritor uruguaio Horacio Quiroga.

Seus personagens são animais com características humanas e suas histórias se passam na bacia do rio Prata, principalmente entre Buenos Aires e o Paraguai, encaminhando o leitor rumo a um realismo fantástico, no qual coisas incríveis acontecem. Alguns poderão pensar: contos onde coisas impossíveis acontecem. Na história que abre o livro, "A jabuti gigante", um homem muito doente é salvo justamente pelo animal que seria sua refeição: uma jabuti que pensa, fala, lhe dá água e alimento. Ou ainda o curioso conto "As meias dos flamingos" e o engraçado "O Louro depenado".

Os textos aproximam o leitor das vulnerabilidades humanas e tentam dar nomes as suas contradições, permitindo sentir mais proximamente natureza, suas fauna e flora, sua beleza e crueldade selvagem. É possível sair da leitura e repensar as atuais relações entre homens e meio ambiente.

Por fim, é preciso dizer que as narrativas foram adornadas pelo talento de Anabella López. E, a propósito, que bonita ilustração escolhida para a capa!

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9786557422533
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.9 cm x 16 cm x 23 cm
Peso: 250 g
Páginas: 128
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Fábula e história de animais, Conto, Realismo mágico
ASSUNTOS
Natureza, Diversão, Trabalho, Meio Ambiente, Animais, Animais reais e imaginários, Relações Humanas, Crueldade, Preservação da natureza, Proteção aos animais, Ética
SOBRE HORACIO QUIROGA
Foto do autor Horacio Quiroga
Horacio Silvestre Quiroga Forteza foi um escritor famoso por seus contos que tratavam especialmente de eventos fantásticos e temas relacionados à selva, sobretudo sobre a região de Misiones, na Argentina, onde Quiroga passou parte da vida. Sua vida foi marcada por acontecimentos trágicos — a morte violenta do pai, o suicídio do padrasto, a morte brutal de dois de seus irmãos, o suicídio de seus três filhos e, posteriormente à sua morte, também por suicídio ao saber que sofria de um câncer gástrico. Alguns livros de Horacio Quiroga são considerados obras fundamentais do conto latino-americano, com destaque para: “Contos de Amor, de Loucura e de Morte” (1917), “Contos da Selva” (1918), “Os Desterrados” (1926), e “Mais Além” (1935), última obra do autor.
leia mais...
SOBRE ANABELLA LÓPEZ
Foto do autor Anabella López
Anabella López é uma artista argentina de coração brasileiro. Intensa não apenas nas pinceladas, Anabella nos arrebata com sua força nas cores, nos tons e mesmo no contraste das dimensões de elementos na página. Uma força que se pode dizer visceral. E por mais que López dance com seus pincéis, traços e cores conforme a narrativa, é inegável sua marcante presença pessoal em cada obra, nos tons de preto e vermelho, sempre recorrentes, sempre muito intensos. Nos elementos que remetem à arte mais primitivista, que associamos a referências africanas, mais claramente vistos em obras como A força da palmeira – ganhadora do Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração de 2015. Anabella foi professora na Universidade de Buenos Aires e hoje ministra cursos por todo o Brasil. 
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49