Seleções > Concerto de piscina

CONCERTO DE PISCINA

Texto: Renato Moriconi

Ilustração: Renato Moriconi

Editora: Gato Leitor
O que uma piscina pode se tornar? Um maestro cria cenas inusitadas, brincando com as muitas possibilidades de criação artística, em um livro-imagem que lembra uma animação cinematográfica.
SINOPSE
Foto do resenhista Marina Fortes
por Marina Fortes

Dedicado a um dos maiores animadores cinematográficos da História, o "maestro" Chuck Jones – conhecido principalmente pelos curta-metragens dos Looney Tunes e de outros personagens marcantes, como Pernalonga, Patolino, Papa-Léguas e Pepe Le Pew –, Concerto de piscina de Renato Moriconi captura a sensação de suspense das trilhas sonoras marcantes da era de ouro da animação no silêncio de suas páginas.

Meio mágico, meio maestro, a personagem traz elementos inusitados à sua piscina: animais silvestres, dinossauros, polvos gigantes. Até que, de repente, ela desafia as suas próprias regras e a piscina não é mais piscina: é pasto, ringue de luta, campo de futebol. Uma obra que brinca com as possibilidades de criação, de fazer e desfazer, de contemplar e mergulhar, que a arte nos oferece, seja no campo plástico, cinematográfico ou literário.

Composto em traços grossos e pretos contra um fundo branco, o livro-imagem parece repleto de pequenos segredos a desvendar a cada nova leitura. Como, por exemplo, um Pernalonga em sua primeira versão que pode ser encontrado escondido no cantinho da página entre outros tantos animais. Ou o maestro, que, cedendo toda a atenção a suas criações, quase passa despercebido mesmo quando ganha múltiplos braços como os tentáculos de um polvo. Em sua simplicidade, Renato Moriconi consegue tocar a memória afetiva do leitor adulto que cresceu com os curta-metragens de Chuck Jones, enquanto conquista um espaço nesse mesmo lugar com o leitor criança.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9786599412219
DIMENSÕES E ACABAMENTO
30.5 cm x 21.9 cm x 0.5 cm
Peso: 241 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Livro-imagem, Parlenda
ASSUNTOS
Música, Arte, Nonsense, Humor, Monstros, Dinossauros, Absurdo, Intertextualidade, Orquestra, Maestro, Chuck Jones, Personagens, Cinema, Ópera
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
O que estão dizendo sobre Concerto de piscina
SOBRE RENATO MORICONI
Foto do autor Renato Moriconi
Renato Moriconi é um dos maiores nomes da literatura para infância na contemporaneidade. Artista plástico, dedica boa parte de sua produção a obras em livro. Há publicações suas no Brasil, Argentina, México, França, Itália, Coréia do Sul, EUA e China. Recebeu os prêmios “melhor livro-imagem” em 2011 e em 2014, e “melhor livro para a criança” em 2012 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Recebeu também o troféu Monteiro Lobato e o Jabuti de “ilustração infantil” em 2014. Em 2016 foi contemplado com o Premio Fundación Cuatrogatos (EUA) e finalista do prêmio “Melhor livro de arte” da revista italiana Andersen, ambos pelo livro Bárbaro. Em 2018 esse livro figurou na lista do The Boston Globo dos melhores livros infantis publicados nos EUA e figurou também em “The Most Astonishingly Unconventional Children’s Books” feita pela School Library Journal dos EUA. Ministrou cursos, oficinas e palestras no Brasil e em outros países, como no Museu de Arte Contemporânea de Lima (Peru) e Scuola Internazionale d’Illustrazione (Sarmede/Itália). É professor convidado do curso de pós-graduação “Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica” do Instituto Vera Cruz, em São Paulo.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35