Seleções > Como mudar o mundo?

COMO MUDAR O MUNDO?

Texto: Stela Barbieri

Ilustração: Fernando Vilela

Editora: FTD
Um livro emocionante que nos ajuda a pensar em caminhos para a construção de um mundo mais empático e sustentável nas relações com a natureza e os seres.
SINOPSE
Foto do resenhista Felícia Fleck
por Felícia Fleck

Os belos contos deste livro, da escritora paulista Stela Barbieri, foram inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pela ONU, em 2000, e que ainda hoje continuam sendo desafios para toda a humanidade.

Embora não estejam evidentes nas histórias, a partir da leitura do texto e das imagens, podemos inferir alguns dos objetivos propostos são o combate à pobreza, à fome, à mortalidade infantil, a luta por educação, igualdade entre os sexos, autonomia das mulheres, saúde das gestantes, sustentabilidade ambiental e a parceria mundial para o desenvolvimento.

Acompanhamos Mahura, a menina do feijão suculento que, graças à sua inteligência e sagacidade, reúne estratégias para dividir somando a comida em sua aldeia. E Severino, jovem especialista na arte de fazer e manipular mamulengos, um pouco atrapalhado e muito espontâneo, é o único que consegue fazer rir a princesa há tempos mergulhada em uma tristeza profunda. O gênio do poço encantado evidencia a importância do cuidado com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais para o bem viver. Ou ainda Diego, dedicado a mobilizar a sua comunidade para construir uma ponte de madeira suspensa, interligando o povoado à cidade.

Os contos apresentados são atemporais, têm gosto e ritmo de tradição oral. As comunidades são postas em destaque, assim como as formas encontradas por elas para vencer os desafios diários de sobrevivência. As ilustrações de Fernando Vilela sugerem o cenário das histórias, nos conduzindo a diferentes continentes, culturas e modos de ser e viver.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2015
País: Brasil
ISBN: 9788596000086
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27.6 cm x 23 cm x 1 cm
Peso: 440 g
Páginas: 96
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Conto
ASSUNTOS
Empatia, Resolução de conflito, Natureza, Cooperação, Diversidade cultural, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Alimentação, Sustentabilidade, Responsabilidade
SOBRE STELA BARBIERI
Foto do autor Stela Barbieri
Escritora premiada - Catálogo White Havens, FNLIJ - de muitos livros para jovens leitores, ela é artista e também trabalhou como Curadora Educacional da Bienal Internacional de Arte de São Paulo e Diretora do Programa Educacional do Instituto Tomie Ohtake na cidade de São Paulo, Brasil. Atualmente é conselheira da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal). Stela Barbieri teve seus livros publicados em várias importantes editoras brasileiras. Autora de livros e contadora de histórias, além de educadora e curadora de arte, Stela Barbieri teve suas obras expostas nacional e internacionalmente.
leia mais...
SOBRE FERNANDO VILELA
Foto do autor Fernando Vilela
Artista plástico, ilustrador, autor, possui graduação em artes plásticas pela Unicamp e mestrado em artes pela ECA-USP, com obras expostas em importantes museus nacionais e internacionais. Na literatura, é escritor e ilustrador com livros publicados em oito países, sendo seu trabalho mais reconhecido Lampião e Lancelot (2007), com o qual ganhou três prêmios Jabutis e a Menção Novos Horizontes do Prêmio Internacional Bologna Ragazzi Award.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35