Seleções > Comilança

COMILANÇA

Texto: Fernando Vilela

Ilustração: Fernando Vilela

Editora: DCL - Difusão Cultural do Livro
Quer viajar pela floresta amazônica e conhecer a cadeia alimentar de alguns animais que vivem por lá? Prepare a mochila com coragem, sensibilidade e... vem!
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

O livro produzido pelo artista Fernando Vilela é grandão como a Amazônia. Num formato quadrado, o álbum ilustrado embarca o leitor até os meandros da floresta, o encaminha pelos silêncios que há entre a água do rio e a mata, entre os respiros da fauna que ora é caça, ora caçadora.

A minhoca faceira, que busca uma plantinha para lhe servir de almoço, é observada por uma suntuosa arara-azul que certeiramente lhe pega pelo bico. Depois, a ave é surpreendida, e, no seu momento de descanso, é abocanhada por um espertíssimo porco-do-mato. Na sequência, entram em cena a onça-pintada, o jacaré, a cobra sucuri e outros personagens figurantes. São tantos animais na floresta! E todos famintos.

Quando a história se encaminha para o final, a dona cobra sente uma tremenda dor de barriga, parece que a digestão não está dando conta de tamanho boquejo. A serpente se contorce inteira, parece que vai explodir!

Nas páginas duplas supercoloridas, o autor sempre dá uma pista de que bicho está a espreita, o que pode ser observado ao explorar as ilustrações. É também interessante observar o movimento que incorpora uma palavra na outra para indicar que um animal está dentro do outro.

A floresta abriga muitos animais e suas próprias leis. A propósito, porco-do-mato só vive na floresta amazônica? Que outros bichos vivem por lá?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2008
País: Brasil
ISBN: 9788536803906
DIMENSÕES E ACABAMENTO
30 cm x 30 cm x 0.6 cm
Peso: 358 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Fábula e história de animais, Parlenda
ASSUNTOS
Humor, Meio Ambiente, Amazônia, Floresta Amazônica, Animais, Fauna, Animais em extinção, Ecologia, Alimentação, Sobrevivência, Cadeia alimentar
SOBRE FERNANDO VILELA
Foto do autor Fernando Vilela
Artista plástico, ilustrador, autor, possui graduação em artes plásticas pela Unicamp e mestrado em artes pela ECA-USP, com obras expostas em importantes museus nacionais e internacionais. Na literatura, é escritor e ilustrador com livros publicados em oito países, sendo seu trabalho mais reconhecido Lampião e Lancelot (2007), com o qual ganhou três prêmios Jabutis e a Menção Novos Horizontes do Prêmio Internacional Bologna Ragazzi Award.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35