Seleções > Com que roupa irei para a festa do rei?

COM QUE ROUPA IREI PARA A FESTA DO REI?

Texto: Tino Freitas

Ilustração: Ionit Zilberman

Editora: Editora do Brasil
Os bichos se preparam para uma festa à fantasia no palácio real. No entanto, eles têm um desafio: adivinhar e trajar as mesmas roupas e costumes que o soberano para ganhar um fabuloso prêmio...
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Os bichos do reino entraram em polvorosa quando o rei convidou seus súditos para uma festa a fantasia e lançou um prêmio (em livros!) a quem se apresentasse com as mesmas roupas que o soberano havia escolhido... No entanto, nem o arauto nem o alfaiate tinham a menor pista e todos precisaram usar algum conhecimento extra para arriscar com que roupas de outro o rei o próprio rei comparecerá à festa?

Com o desafio lançado, as breves trovas e as ilustrações jogam com o repertório do pequeno leitor. De início, a intertextualidade se faz presente com a figura dos três porquinhos, do lobo mau, de um coelho branco acinzentado... e uma tartaruga com ares bastante blasé num par de óculos! Páginas adiante, somos convidados a associar a silhueta dos animais com a roupa que vestirão: a preguiça será o rei momo, o tatu o rei da selva, quem será o rei do rock e o rei do baião? Com que roupa irão para a festa real a onça e o jacaré?

Intencionando brincar com níveis variados de conhecimento, o livro de Tino Freitas e Ionit Zilberman é também, afinal, uma forma de homenagem ao universo da leitura e da cultura, em um momento especial, pelos anos de 2016 e 2017, quando o povo todo era convocado a gritar que não deveria ter nada a temer frente ao Palácio da Alvorada.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788510065658
DIMENSÕES E ACABAMENTO
25 cm x 21.5 cm x 0.4 cm
Peso: 230 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
PRÊMIOS
DISTINÇÃO Cátedra 10 de Leitura UNESCO PUC-RIO, Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Adivinha
ASSUNTOS
Livro, Diversidade cultural, Animais, Floresta, Leitura, Intertextualidade, Personalidades, Personagens, Festa à fantasia
SOBRE TINO FREITAS
Foto do autor Tino Freitas
É escritor, jornalista, contador de histórias e mediador de leitura do projeto Roedores de Livros, no Distrito Federal. Já publicou mais de vinte livros. Suas obras têm como características o humor, a crítica social e o experimento com o suporte (papel/folha/livro objeto) enquanto importante elemento condutor da narrativa. Alguns foram premiados com o Selo Altamente Recomendável para Crianças da FNLIJ, Prêmio Jabuti (vencedor em 2013) e integraram a seleção "Os 30 melhores livros no ano da revista Crescer" e o catálogo da Feira de Livros Infantis de Bologna, na Itália.
leia mais...
SOBRE IONIT ZILBERMAN
Foto do autor Ionit Zilberman
Nascida em Tel Aviv (Israel), aos seis anos de idade mudou-se com os pais para São Paulo, onde mora até hoje. Seu encontro com o desenho se deu ainda na infância. Mas, o desejo por ilustrar livros iniciou na livraria Klaxon, onde trabalhou no mesmo período que cursou a faculdade de Artes Plásticas. Com mais de quarenta livros ilustrados, alguns traduzidos para línguas estrangeiras, Ionit ilustrou revistas, atuou como assistente de artista, assistente de professora de artes, trabalhou em montagens de Bienal, estagiou em um escritório de design gráfico. É um dos maiores nomes da ilustração para livros no Brasil, em entrevista para Cristiane Rogério, publicada no site da Revista Crescer, Ionit fala sobre seu processo criativo "Vou trabalhando até que algo surge de repente na minha frente, como mágica.”
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35