Seleções > Coisas para deslembrar

COISAS PARA DESLEMBRAR

Texto: Alexandre Rampazo

Ilustração: Alexandre Rampazo

Editora: Editora Caixote
A página impressa guarda um relato, uma crônica, uma lista de coisas que não se quer esquecer. Porém, a mente e a memória se inquietam ao rever e não saber que histórias desejam narrar e viver outra vez.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Diz o dicionário, deslembrar é esquecer-se, olvidar-se, omitir a si mesmo. É um verbo transitivo direto e pronominal, mas o dicionário não diz que poderá ser um verbo triste, quando um alguém deixa de lembrar as coisas a si, diante do espelho, diante de uma coleção de retratos emoldurados numa parede, diante da vida. O tempo passa e nada mais parece estar presente para as pessoas com demência, transtornos mentais, o Mal de Alzheimer ou outras doenças associadas ao envelhecimento. O mundo pode parecer uma página, uma superfície onde as palavras de uma história foram bloqueadas intencionalmente.

Deslembrar não é não saber. É perder aquilo que se fiou e teceu em torno de relações familiares, a criança que foi, os filhos que gerou, a mão que acalentou a mulher, a mãe que ela se tornou. Dos amores, um tempo se mostra inexistente. Haveria espaços para coisas, como o filme ou livro preferido, o perfume em uma roupa, o aroma que se transporta para fora de uma xícara, uma paisagem que se desmancha pela janela de um automóvel em velocidade na estrada? Não sei, não sabemos o que é esquecer-perdendo o que estava guardado em nós.

O livro de Alexandre Rampazzo carrega a silenciosa narrativa de imagens em sequência, paralelamente à visualidade gráfica de palavras ocultas e reveladas pouco a pouco: é um paginário que faz lembrar os exercícios de escrita não-criativa, como a técnica do recorte ou cut-up sem tesoura, impondo uma leitura não linear à medida que palavras e partes de frases vão compondo uma nova mensagem a cada instante. Tal jogo traz um acúmulo de possibilidades. Talvez como a memória das coisas que não podem ser deslembradas porque ainda flutuam dentro da mente em lampejos vivos.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9786586666137
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.7 cm x 18 cm x 26 cm
Peso: 278 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Realismo cotidiano, Crônica
ASSUNTOS
Família, Amor, Memória, Velhice, Saudade, Fases da vida, Lembranças, Saúde mental, Demência, Transtornos mentais, Mal de Alzheimer, Terceira Idade
SOBRE ALEXANDRE RAMPAZO
Foto do autor Alexandre Rampazo
Em se tratando de livro ilustrado, o paulistano Alexandre Rampazo é um dos artistas brasileiros mais premiados da atualidade. Formado em Design pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, atuou em diversas áreas das artes visuais mas atualmente se dedica às narrativas literárias para a infância. Escreveu e ilustrou Orbitar, Coisas para deslembrar, O que é que isso é?, Imensamente pequeno, Eustáquio, o mágico magnífico, Um belo lugar, Pinóquio – O livro das pequenas verdades, A história do pássaro e o realejo, Se eu abrir esta porta agora…, Aqui, bem perto, A cor de Coraline, Este é o Lobo entre outros. Ilustrou também textos de outros autores e tem por volta de 70 livros editados.No Prêmio Jabuti, já teve por 9 vezes obras finalistas e 3 livros vencedores. É Hors Concours do Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil tendo recebido esta premiação em 6 oportunidades. No Prêmio Biblioteca Nacional foi laureado com 2º e 3º lugar e ainda recebeu o Premio Fundación Cuatrogatos; selos “Altamente Recomendável” FNLIJ; Troféu Monteiro Lobato; selos Cátedra Unesco e tem obras no clube de leitura ODS da ONU. Participou da 26th Biennial of illustrations Bratislava, seus livros estão nas listas “30 melhores livros infantis – revista Crescer” e tem obras selecionadas para o catálogo IBBY/FNLIJ’s Selection Bologna Children’s Book Fair. Seus livros foram publicados no Brasil, América Latina e Europa.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35