Seleções > Clarice quer um amigo

CLARICE QUER UM AMIGO

Texto: Graça Lima

Ilustração: Graça Lima

Editora: Escrita Fina
Com um desenho bastante afetivo e tão poucas palavras, Graça Lima vai registrando diferentes fases do processo de sociabilização infantil. Um cão, um gato, um animal imenso, imaginário, outras crianças para brincar, o que Clarice quer?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Crianças, crianças, crianças... cada uma com sua manha, cada um com seu pijama. No entanto nem tão diferentes assim, quando começam a perceber que o mundo é cheio de desejos e caminhos para realizá-los. Talvez antes dos três, quatro anos, quando começam a se sentir independentes, começam também a sentir falta de um amigo. Pode ser um animal possível, um gato ou cachorro... Pode ser um bicho mais impossível de ter ou conter, um rato ou um elefante! Criança inventa dar alma a tudo para ter companhia de plantas, água do mar ou chuva. E assim é um mundo simples e completo.

Quando é hora de ir para a escola, no entanto... Uma criança, como a Clarice deste livro, pode se sentir num canto de uma página toda branca, longe da roda, até que venha alguém puxá-la para brincadeira. É interessante notar que, na linguagem infantil, o amigo tão desejado cabe mesmo em qualquer lugar, pode ser um menino, uma menina, uma coisa incrível de suas leituras e tele-imaginação, um mascote de pelúcia, madeira etc.

Com afetivos desenhos em aquarela e tão pouquíssimas palavras (menos do que esta resenha contém!), Graça Lima registrou importantes momentos do processo de sociabilização infantil, refletindo, intervalo em intervalo, do branco silencioso às nuvens de cor, o que uma criança carrega consigo e oferece aos primeiros amigos.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2020
País: Brasil
ISBN: 9786587002026
DIMENSÕES E ACABAMENTO
13.7 cm x 21.1 cm x 0.9 cm
Peso: 194 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Desenvolvimento emocional, Solidão, Infância, Amizade, Tédio, Animais reais e imaginários, Escola, Relações Humanas, Convivência, Animal de estimação, Bicho de estimação, Sociabilização, Elefante
SOBRE GRAÇA LIMA
Foto do autor Graça Lima
É considerada uma das maiores ilustradoras brasileiras. Formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ e fez o Mestrado na PUC-Rio. Ganhou vários prêmios com seu trabalho, entre eles os da FNLIJ Prêmio Luis Jardim, Prêmio Malba Tahan, Prêmio O Melhor para o Jovem e muitos Altamente Recomendável. Foi indicada entre os finalistas para o prêmio Jabuti muitas vezes e recebeu em 1982, 1984 e 2003 este prêmio na categoria de ilustração. Fora do Brasil recebeu quatro vezes a Menção White Ravens da Biblioteca de Munique na Alemanha. Alguns de seus trabalhos já viajaram por outros países e foram publicados em catálogos Internacionais como o Catálogo de Ilustradores da Feira de Barcelona, na Espanha; o da Feira de Frankfurt, na Alemanha, o Catálogo da Feira da Brastslávia; e o Catálogo Brazil a Bright Blend of Colours, feito pela FNLIJ para divulgar o trabalho dos ilustradores brasileiros. Também atua como professora de Metodologia Visual na Escola de Belas Artes da UFRJ.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35