Seleções > Canarinho, cachorrão e a tigela de ração

CANARINHO, CACHORRÃO E A TIGELA DE RAÇÃO

Texto: Sylvia Orthof

Ilustração: Ionit Zilberman

Editora:
A cachorra Duna está cansada de sua ração e busca algo diferente na geladeira de Dona Elfrida. Mas as coisas não saem como o desejado. E como dizem os mais velhos, nem tudo o que queremos, alcançamos.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Uma cena corriqueira com a poesia de Sylvia Orthof e ilustrações de Ionit Zilberman.

A cadela Duna enjoou a bendita ração de todos os dias - imagine, o mesmo sabor e a mesma textura TODOS OS DIAS? Mesmo enfeitada e cantada pelas rimas de Elfrida, sua dona. Enquanto Duna sai à feira da geladeira, um esperto canarinho faz a festa no prato de ração. Come tanto que passa mal. A cadela que parecia sonhar com algo suculento, dá de focinho com os legumes e hortaliças de Dona Elfrida, que decepção! Retorna a sua tigela de ração, mas... tarde demais, nenhum grão.

A voz narrativa desta história parece mesmo ter vida própria e utiliza-se de palavras que expressam o desconforto humano diante de frustrações ou situações desagradáveis. Muito provavelmente, o leitor ensaia ou reescreve suas próprias reações diante da experiência literária na companhia de Duna, além de dar boas risadas com as rimas cuidadosamente pensadas pela ilustre Sylvia Orthof.

Segundo a editora, para compor as ilustrações deste livro, a artista Ionit Zilberman utilizou lápis de cor, lápis de cera, tinta acrílica, papel pardo e recortes. Abusou das cores e traçou detalhes bem interessantes para caracterizar personagens e cenários.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788574068053
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 26 cm x 0.4 cm
Peso: 160 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Poema narrativo
ASSUNTOS
Cotidiano, Cachorro, Insatisfação, Nonsense, Humor, Animais, Cobiça, Alimentação, Absurdo, Pássaros, Hábitos alimentares, Vizinhos, Nojo
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Contação de história - Quintal da Cultura
SOBRE SYLVIA ORTHOF
Foto do autor Sylvia Orthof
Foi escritora e dramaturga. Estudou em Paris na Escola de Teatro fundada por Jean-Louis Barrault e teve aulas de mímica com Marcel Marceau. Trabalhou na década de 1960 no Grupo de Teatro Artistas Unidos, no Teatro Brasileiro de Comédia e na TV Record. Iniciou na área de dramaturgia infantil como autora, diretora, pesquisadora e professora. Fundou, no Rio de Janeiro, a Casa de Ensaios Sylvia Orthof, exclusivamente dedicada a espetáculos infantis. Escreveu para a Revista Recreio. É uma das maiores escritoras do Brasil em literatura infanto-juvenil; sua obra, extensa, em torno de cem títulos, recebeu todos os grandes prêmios brasileiros.
leia mais...
SOBRE IONIT ZILBERMAN
Foto do autor Ionit Zilberman
Nascida em Tel Aviv (Israel), aos seis anos de idade mudou-se com os pais para São Paulo, onde mora até hoje. Seu encontro com o desenho se deu ainda na infância. Mas, o desejo por ilustrar livros iniciou na livraria Klaxon, onde trabalhou no mesmo período que cursou a faculdade de Artes Plásticas. Com mais de quarenta livros ilustrados, alguns traduzidos para línguas estrangeiras, Ionit ilustrou revistas, atuou como assistente de artista, assistente de professora de artes, trabalhou em montagens de Bienal, estagiou em um escritório de design gráfico. É um dos maiores nomes da ilustração para livros no Brasil, em entrevista para Cristiane Rogério, publicada no site da Revista Crescer, Ionit fala sobre seu processo criativo "Vou trabalhando até que algo surge de repente na minha frente, como mágica.”
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35