Seleções > Cadê os bichos?

CADÊ OS BICHOS?

Texto: Cris Eich

Ilustração: Cris Eich

Editora: Bamboozinho
Saindo de uma cidade grande, agitada e azul, o que mãe e filha encontrarão nas matas brasileiras? Haverá bichos? Haverá árvores? Até quando?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Mãe e filha saem de uma apertada e agitada cidade azul de prédios e casas empilhadas em direção à mata. Lá encontram novos coloridos, mas os bichos... cadê? São habitantes e personagens de rápida figuração, pressentindo a presença humana, desaparecem! Também irão desaparecer as árvores, deixando a paisagem com a página branca de um livro, onde reside uma nova pergunta: nós também podemos plantar os bichos?

Neste livro para crianças bem pequenas, Cris Eich pretendeu amarrar três diferentes propostas a partir de uma linha narrativa bastante esquemática. Primeiramente, sem dar nomes aos bichos, a autora desenha seis animais típicos da fauna brasileira: lobo guará, arara azul, tatu canastra, tamanduá bandeira, jacaré de papo amarelo e mico-leão dourado, todos eles ameaçados de extinção — e se o pai ou mãe não sabiam seus nomes, olha só, aqui deixamos a cola para vocês. Ainda no nível verbal, são explorados advérbios de posição (atrás, acima, debaixo, dentro) e expressões adverbiais (ao lado de, à frente) indicando relações de distância ou proximidade dos personagens humanos e dos animais na mata. Por fim, há uma mensagem bastante clara para todos os leitores: sem respeito às árvores, os biomas brasileiros serão destruídos e os animais destituídos de suas moradias. E nós, que responsabilidades podemos assumir sobre todo o crescente processo de destruição da vida?

Para observadores mais atentos, ainda será possível reconhecer construções que marcam a paisagem paulistana, como os Arcos da Rua Jandaia com seus carros passando no alto, o Edifício Altino Arantes ou o Edifício Sumitomo na Avenida Paulista.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788593655661
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20.4 cm x 20.4 cm x 0.8 cm
Peso: 250 g
Páginas: 24
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e cidadania, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Adivinha, Parlenda
ASSUNTOS
Amor pelos animais, Meio Ambiente, Animais, Floresta, Fauna, Animais em extinção, Ecologia, Desmatamento
SOBRE CRIS EICH
Cris Eich iniciou sua carreira no campo da publicidade e, a partir de 1990, passaria a dedicar à ilustração editorial em livros didáticos e literatura para crianças. Aquarelista e artista gráfica, nasceu no interior de São Paulo. Entre os autores, para os quais emprestou sua cores vibrantes para acompanhar as narrativas, ela gosta de mencionar Cecília Meireles, Monteiro Lobato, Lewis Carroll, Tatiana Belinky, Sergio Capparelli, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, dentre outros.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35