Seleções > Cadê o livro que estava aqui?

CADÊ O LIVRO QUE ESTAVA AQUI?

Texto: Telma Guimarães

Ilustração: Jana Glatt

Editora: FTD
Em uma história de caça-objetos, o leitor é convidado a perseguir o paradeiro de um livro em ilustrações bem coloridas e cheias de elementos.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

A busca por um livro dá início a uma perseguição pelas páginas. Em uma brincadeira, a história convida o leitor a procurar onde estão escondidos os seres e objetos nas imagens supercoloridas e repletas de detalhes e figuras. A narrativa é rimada, o que dá ritmo e sonoridade ao texto. A trajetória do livro é divertida e inusitada, chega a passar de rato para passarinho, que vai para a minhoca e continua em uma sequência nada esperada. Onde será que o livro foi parar?

Tradição oral muito popular, as parlendas seguem marcando infâncias. Você deve se lembrar de "batatinha quando nasce...", "corre cotia..." ou "uni, duni, tê...". Todas elas já fazem parte do imaginário coletivo. A palavra "parlenda" vem do italiano "parlare", que tem como significado "conversar". A partir delas, é possível interagir e brincar com as crianças, estimulando a memorização e a recitação de versos.

A riqueza das ilustrações é tamanha que é possível encontrar elementos não vistos ao ler mais de uma vez, ou em uma leitura compartilhada. O fundo branco das imagens dá destaque às formas e cores e permite que o olhar o percorra em busca do livro sumido.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788596021470
DIMENSÕES E ACABAMENTO
24.9 cm x 20 cm x 0.4 cm
Peso: 150 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo
PRÊMIOS
Prêmio Jabuti - Ilustrações
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Metaficção, Livro de caça-objetos, Parlenda
ASSUNTOS
Brincadeiras, Livro, Animais, Avó, Brinquedos falados, Fantasia, Leitura, Perseguição, Imaginação
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Issuu | Prévia do livro
SOBRE TELMA GUIMARÃES
Foto do autor Telma Guimarães
Formada em "Letras Vernáculas e Inglês" pela UNESP. Professora Efetiva de Inglês, aprovada em Concurso Público Oficial do Estado de São Paulo em 1979, lecionou na rede Estadual de Ensino em Campinas, São Paulo, até 1995, quando decidiu dedicar-se somente a literatura infantil e juvenil. Foi cronista do jornal "Correio Popular" e também Assessora Cultural na Delegacia Regional de Cultura de Campinas. Publicou seus primeiros livros infantis em agosto de 1988 (Cara de Pai, Loyola, O sopão da Bruxaluca e A Tarta-luga).Em 1989, recebeu da APCA o título de "Melhor Autora em Literatura Infantil" com seu livro Mago Bitu Fadolento. Telma já publicou mais de 170 títulos entre infantis, juvenis, em Português, Inglês e Espanhol, por várias editoras: FTD, Saraiva, Scipione, Ática, Editora do Brasil, SM, Moderna, Dimensão, Positivo, IBEP-Nacional, Paulus, entre outras.
leia mais...
SOBRE JANA GLATT
Foto do autor Jana Glatt
Jana Glatt nasceu em 1987, no Rio de Janeiro, e sempre foi fascinada pela criação de personagens, figurinos e cenários, interessando-se por aulas de teatro desde criança. Estudou ilustração em Barcelona, encontrando um espaço nos livros infantis para unir os encantamentos da infância com a formação em design gráfico. Seus trabalhos já foram selecionados para o VI Catálogo Ibero-americano de Ilustração, com exposições em Guadalajara (México) e Bolonha (Itália); o livro Um abraço passo a passo, em parceria com Tino Freitas, foi selecionado entre os 8 melhores livros infantis brasileiros de 2016.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35