Seleções > Cadê o juízo do menino?

CADÊ O JUÍZO DO MENINO?

Texto: Tino Freitas

Ilustração: Mariana Massarani

Editora: Brinque-book
O menino acorda com o juízo frouxo e faz trapalhadas pela casa e por onde passa. É um dia inteirinho ouvindo pessoas dizerem que deve procurar o parafuso para ajustar seu juízo. Adivinhe só onde ele o encontra?
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

A parlenda criada por Tino Freitas é gaiata e casa bem com as ilustrações de Mariana Massarani e seu traço colorido, enérgico. Juntos compõe um álbum ilustrado para ser relido diversas vezes.

Imagine que um menino acorda sem juízo e se comporta diferente do convencional, e faz coisas como pentear os cabelos com uma escova de dentes. Sua mãe, apavorada, pede que ele procure logo o parafuso e ajuste de vez o seu juízo! Sua irmã também o grita “Procure o juízo, menino!” porque o viu passando manteiga na maçã! É mole?

Ao longo da brincadeira proposta pelos autores, o protagonista passa o dia a fazer trapalhadas por onde passa. No transporte escolar, na escola... e na rua, quando resolve jogar bola e num chute bem torto, acerta a janela da vizinha. E onde está mesmo o juízo do menino? Bem, se ter juízo é ficar quietinho, em silêncio, realizando algo que faça muito sentido para si e para os outros, é no final da noite que ele se faz ajuizado.

Mas, a história não acaba. O leitor é convidado a voltar às páginas e procurar pelos parafusos que estão soltos nas ilustrações. Uma maneira de rever as imagens, a história e recriar a narrativa. Esse é um livro bem-humorado que brinca com o certo e o errado, padrões de comportamento e infância. Por vezes, os adultos reclamam da desordem ou da inquietude de uma criança, exigem que se comportem como adultos sérios e compenetrados, e, qualquer forma de ser diferente disso já é taxada de desajuste. Deixemos a criança brincar, fazer barulho, andar por linhas tortas. Ensaiar sobre alegria, criatividade e saúde mental.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788574125442
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 21 cm x 0.4 cm
Peso: 120 g
Páginas: 28
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Poesia, Livro de caça-objetos, Livro-jogo e livro-brincante, Conto
ASSUNTOS
Família, Diversidade, Brincadeiras, Infância, Livro, Humor, Leitura, Convivência, Normas, Convenções, Saúde mental, Certo ou errado, Poesia, Quadrinhas, Literatura de Cordel
SOBRE TINO FREITAS
Foto do autor Tino Freitas
É escritor, jornalista, contador de histórias e mediador de leitura do projeto Roedores de Livros, no Distrito Federal. Já publicou mais de vinte livros. Suas obras têm como características o humor, a crítica social e o experimento com o suporte (papel/folha/livro objeto) enquanto importante elemento condutor da narrativa. Alguns foram premiados com o Selo Altamente Recomendável para Crianças da FNLIJ, Prêmio Jabuti (vencedor em 2013) e integraram a seleção "Os 30 melhores livros no ano da revista Crescer" e o catálogo da Feira de Livros Infantis de Bologna, na Itália.
leia mais...
SOBRE MARIANA MASSARANI
Foto do autor Mariana Massarani
Mariana Massarani é uma das mais representativas autoras brasileiras de uma geração que começou seus trabalhos a partir de 1990. Ao lado de Roger Mello e de Graça Lima, integra o coletivo Capa Dura em Cingapura. Com uma identidade própria, ela segue desenhando personagens com a linguagem do cartum, combinando várias técnicas, mas sempre nos apresentando um traço determinado, simples, dinâmico, cheio de bossa e bom humor.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35