Seleções > Cadê?

CADÊ?

Texto: Graça Lima

Ilustração: Graça Lima

Editora: Nova Fronteira
O registro sensível de um momento corriqueiro entre mãe e filho em que reina imaginação, ludicidade e muito amor. Onde está o nenêm da mamãe?
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

A mãe busca pelo filho por toda casa. Gente, onde foi parar esse menino?

Enquanto a busca ocorre, o filho percorre os cômodos e lhe solta pistas: “Estou embaixo de uma girafa. (...) Estou do lado de um urso polar.”. O leitor entra também na brincadeira acompanhando as cenas por meio do trabalho visual da artista Graça Lima. E no final, bem, no final o que pode-se dizer é que é amor para todo lado.

É um livro de noções, imaginário ou livro de palavras pois opera com preposições ou relações espaciais: embaixo, em cima, ao lado, em frente, atrás.

Para muitos adultos pode ser difícil enxergar para além do que se apresenta aos olhos e brincar de faz de conta, por exemplo, dar uma nova função ou outra identidade para um sofá, como fazem as crianças de modo geral. Elas sim, se utilizam do lúdico sem receios ou vergonha. O tanto que um adulto pode aprender? Nestes instantes, no mínimo, a vida se torna mais leve. O personagem deste livro, criança pequenina, parece um poeta brincando com o mundo. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2
Ano: 2009
País: Brasil
ISBN: 9788520923269
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20 cm x 20 cm x 0.4 cm
Peso: 200 g
Páginas: 24
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Parlenda
ASSUNTOS
Protagonismo negro, Maternidade, Brincadeiras, Infância, Amor, Mãe, Casa, Representatividade, Fantasia, Moradia e habitação, Móveis, Apartamento, Imaginação
SOBRE GRAÇA LIMA
Foto do autor Graça Lima
É considerada uma das maiores ilustradoras brasileiras. Formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ e fez o Mestrado na PUC-Rio. Ganhou vários prêmios com seu trabalho, entre eles os da FNLIJ Prêmio Luis Jardim, Prêmio Malba Tahan, Prêmio O Melhor para o Jovem e muitos Altamente Recomendável. Foi indicada entre os finalistas para o prêmio Jabuti muitas vezes e recebeu em 1982, 1984 e 2003 este prêmio na categoria de ilustração. Fora do Brasil recebeu quatro vezes a Menção White Ravens da Biblioteca de Munique na Alemanha. Alguns de seus trabalhos já viajaram por outros países e foram publicados em catálogos Internacionais como o Catálogo de Ilustradores da Feira de Barcelona, na Espanha; o da Feira de Frankfurt, na Alemanha, o Catálogo da Feira da Brastslávia; e o Catálogo Brazil a Bright Blend of Colours, feito pela FNLIJ para divulgar o trabalho dos ilustradores brasileiros. Também atua como professora de Metodologia Visual na Escola de Belas Artes da UFRJ.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35