Seleções > Cacoete

CACOETE

Texto: Eva Furnari

Ilustração: Eva Furnari

Editora: Moderna
Frido é um dos moradores de Cacoete, cidade muito, muito organizada. Quando ele precisa sair dos limites da cidade em busca do tradicional presente de dia dos professores, as coisas podem mudar para sempre.
SINOPSE
Foto do resenhista Felícia Fleck
por Felícia Fleck

Cacoete era uma pequena cidade com habitantes muito, muito organizados, que seguiam regras especiais: os nomes das ruas eram alinhados em ordem alfabética. Quem era alto, só sentava em cadeira alta. Os baixinhos, apenas em cadeiras baixas. As mulheres usavam vestidos de bolinha, sempre da mesma cor. E os homens usavam camisas brancas e calças xadrez. Tudo bem certinho.

Mas as coisas começam a mudar quando Frido vai até a quitanda comprar maçã - tradicional presente de dia dos professores - para Dona Dora, e é surpreendido ao saber que todas foram vendidas, caso inédito até então. Em busca de resolver a questão, Frido se aventura para fora dos limites da cidade. Será que as coisas sairão ao controle em Cacoete?

Escrito e ilustrado por Eva Furnari, pioneira nos livros ilustrados e de imagem no Brasil. Ela brinca com a grafia das letras, contribuindo para a ambientação da evolução da história, que passa por diferentes tipologias, de acordo com as personagens a que correspondem. O traço da ilustração acompanha a brincadeira, começa com o domínio da linha reta e da ordenação dos elementos: casas, pessoas, objetos enfileirados; passando para a linha cheia de curvas, quebras, ângulos fechados, trincados, e o movimento que o contorno adquire.

Uma história leve, inteligente e cheia de reviravoltas. Talvez a vida possa ser mais divertida com menos padrões estabelecidos!


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8
Ano: 2016
País: Brasil
ISBN: 9788516103088
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27.5 cm x 21 cm x 0.4 cm
Peso: 200 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Repertório Cultural, Argumentação
PRÊMIOS
Prêmio Jabuti - Melhor Ilustração Infantil ou Juvenil
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Chiste – jogo de palavras, Conto
ASSUNTOS
Presente, Nonsense, Humor, Cidade, Professor, Vizinhança, Disparates, Absurdo, Bruxas, Seres mágicos, Organização, Desconstrução, Bagunça, Nomes estranhos, Dia dos professores, Manias, Hábitos de consumo
SOBRE EVA FURNARI
Foto do autor Eva Furnari
Eva Furnari nasceu em Roma, na Itália, em 1948. Mudou-se para o Brasil com sua família quando ainda era muito pequena. Desde pequena gostava de desenhar e estudou arquitetura na Universidade de São Paulo. Começou a carreira oferencendo seus serviços de ilustradora para ilustrar obras de outros escritores. Logo veio uma encomenda para quatro livros de autoria própria e nasceu a querida Bruxinha, cujas aventuras também foram publicadas em tirinhas na Folha de S. Paulo semanalmente. Dez anos depois, começou a criar livros com outros personagens e tramas. Já publicou mais de 60 títulos, ganhou muitos prêmios e teve os livros traduzidos para muitas línguas.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35