Seleções > Brinco de listas

BRINCO DE LISTAS

Texto: Ana Maria Machado

Ilustração: Dave Santana

Editora: Gaudí Editorial
Um livro de poemas que brinca com as palavras, em especial com "listas", que se apresentam na obra em cenas corriqueiras.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Poemas brincalhões de Ana Maria Machado acompanhados das ilustrações de Dave Santana. Brinco de listas traz situações do cotiano em que listamos afazeres, desejos e as tais obrigações, a propósito, são tantas:

Ufa!

Quanta coisa cansativa

Isso é uma roda-viva

Acho que vou adiar

E ficar de pernas pro ar

As crianças menores adoram rimas. Experimente ler o poema Lista de brincos em voz alta, acelerando a pronúncia aos poucos, até atingir a velocidade máxima. É uma forma de explorar os versos, a linguagem e não exige uma grande performance artística. Ler junto pode ser um rico momento em família. Diversas trocas afetivas ocorrem quando o tempo para à leitura compartilhada. Que tal?

A publicação celebra os 50 anos de histórias da Ana Maria Machado, umas das mais importantes escritoras brasileiras.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788581841649
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27.5 cm x 20.5 cm x 0.4 cm
Peso: 200 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Poesia
ASSUNTOS
Cotidiano, Humor, Trabalho, Nomes, Organização, Disciplina, Projeto de vida, Planejamento, Flores, Listas, Manias, Poesia
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Blog Quindim - Artigo
SOBRE ANA MARIA MACHADO
Foto do autor Ana Maria Machado
Em 2019, Ana Maria Machado comemorou 50 anos de carreira literária. Graduada em Letras, lecionou na UFRJ e na PUC-RJ e iniciou sua trajetória de escritos para crianças por meio de pequenos textos publicados na revista Recreio.No período da ditadura militar, Ana Maria Machado integrou o movimento de resistência dos professores. Em 1969 foi presa, e em janeiro de 1970 partiu para o exílio na Europa. Atuou como jornalista na revista Elle de Paris e no serviço Brasileiro da BBC de Londres. Ana Maria Machado lecionou Língua Portuguesa na Sorbonne. Estudou na École Pratique des Hautes Études, e defendeu sua tese doutoral em Linguística e Semiologia orientada por Roland Barthes. Retornou ao Brasil em 1972 e trabalhou como jornalista no Correio da Manhã, no Globo e no Jornal do Brasil. Seu primeiro livro infantil Bento que Bento é o Frade foi publicado em 1977 e na companhia das publicações de Ruth Rocha, inaugurou uma nova forma de literatura destinada às crianças brasileiras.
leia mais...
SOBRE DAVE SANTANA
Foto do autor Dave Santana
Sempre cultivou uma paixão pelo desenho. Desenvolveu uma versatilidade no traço pelo trabalho em diversas áreas das artes gráficas. Como caricaturista e ilustrador, trabalhou para publicações da editora Abril (Revista Recreio, Veja, Superinteressante...) e na animação, com storyboards e criação de personagens para filmes e publicidade. Na literatura infanto-juvenil ilustrou livros de renomados autores em diversas editoras, entre elas: Global editora, DCL, Cia das letras e Ática, Em 2006 foi contemplado com a menção altamente recomendável pela FNLIJ, por ilustrações do livro Histórias do Brasil, na Poesia de José Paulo Paes e variados prêmios em salões de humor e ilustrações. Atualmente dedica-se a produção de trabalhos autorais, valorizando a ilustração como uma maravilhosa forma de contar histórias através de imagens. Primeiro livro autoral - O Pequeno Crocodilo, publicado pela Global editora. Outros livros: Galo Bom De Goela, Caiu Na Rede É Peixe e Cadê Meu Cabelo?.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35