Seleções > Brincar de livro

BRINCAR DE LIVRO

Texto: Emília Nuñez

Ilustração: Anna Cunha

Editora: Editora Tibi
Livros podem oferecer diversas experiências. Leituras diferentes a partir de suas histórias, e também pela interação e experimentação com o livro-objeto. O protagonista desta história cria múltiplas possibilidades a partir de sua imaginação.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Em um livro, cabem todas as histórias possíveis de serem criadas. E, com elas, de serem vivenciadas a partir da leitura. Mas o livro não é só a sua narrativa, mas também o objeto que permite interações e experimentações. A liberdade com que as crianças brincam com o livro faz parte do processo de desenvolvimento do hábito de leitura e é possível que elas leiam, principalmente as menores, de um jeito diferente do que os adultos esperam.

Nesta história contada por imagens, acompanhamos um garoto que brinca com o livro e cria várias possibilidades para o objeto, que pode ser uma casa, um barco e até uma ave. Mesmo quando o livro deixa de ser o brinquedo e a mãe senta com o filho para realizar uma leitura compartilhada, a contação transporta o garoto para outro lugar. 

Por meio das imagens, é possível perceber que o menino se vê no boneco com que brinca junto ao livro. O boneco está com uma blusa azul e ele com uma rosa e, nas ilustrações que representam a sua imaginação, a criança aparece com a mesma blusa do garoto que a imagina, apesar de ser o boneco que está simulando as ações.

Após essas interações com o livro, o menino começa a colocar no papel as suas histórias, indicando que a sua produção é estímulada pela leitura. As ilustrações, feitas em tons pastéis, nos transportam para a imaginação da criança e fazem com que o leitor pense em outras possibilidades de criação com o objeto.

Por se tratar de um livro-imagem, é ainda mais possível que haja entendimentos distintos entre leitores. Cada pessoa tem uma bagagem individual de cultura e vivência que, em contato com o livro, imprime a sua percepção particular a partir do que é lido. Em cada leitura, há pelo menos uma possibilidade de livro.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788593083044
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23.5 cm x 23.5 cm x 0.5 cm
Peso: 250 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado
PRÊMIOS
Láurea Altamente Recomendável FNLIJ
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Livro-imagem, Livro sem idade, Crônica
ASSUNTOS
Protagonismo negro, Brincadeiras, Mãe, Livro, Representatividade, Criança, Incentivo à leitura em casa, Fantasia, Leitura, Brinquedo, Imaginação
SOBRE EMÍLIA NUÑEZ
Foto do autor Emília Nuñez
Graduada em direito pela Universidade Federal da Bahia, fez MBA em Gestão de Negócios e trabalhou mais de dez anos na área de Recursos Humanos. Em 2016, lançou seu primeiro livro: A Menina da Cabeça Quadrada e criou o Projeto Mãe que Lê. Com seu irmão Eduardo, criou a editora Tibi.
leia mais...
SOBRE ANNA CUNHA
Foto do autor Anna Cunha
Nascida em Belo Horizonte (MG), é ilustradora, graduada em Artes Plásticas pela UEMG e pós-graduada em Ilustração, pela EINA - Universitat Autònoma de Barcelona. Em seu percurso passou por agências de design, pela oficina tipográfica do Gutenberg Museum na Alemanha e pela editora também alemã Hermann Schmidt Verlag, especializada em publicações de design.Já ilustrou mais de 30 livros, para editoras brasileiras e estrangeiras. Recebeu os prêmios FNLIJ, AEILIJ e Northern Lights. Teve diversos títulos selecionados para o Catálogo de Bolonha, finalistas do Prêmio Jabuti e A Story about Afiya figurou entre os 25 melhores livros infantis de 2020, na lista do New York Times. Recebeu menção honrosa no Prêmio João-de-Barro, categoria Livro Ilustrado e esteve entre os 10 ilustradores brasileiros selecionados para a Bienal de Ilustração de Bratislava 2019 e 2021. 
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35