Seleções > Blue e outras cores do meu voo

BLUE E OUTRAS CORES DO MEU VOO

Texto: Jorge Miguel Marinho

Ilustração: Raquel Matsushita

Editora: SESI-SP
Jorge Marinho nos concede uma viagem repleta de poemas visuais, alusões, guiando-nos até grandes mestres da literatura, dentro de sentimentos em Blue e outras cores do seu voo...
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

O escritor Jorge Miguel Marinho diz que “escrever é aproximar a mão que escreve dos olhos de quem lê. E que ler é sonhar nas palavras o sonho de todos. E que a Literatura faz existir o que ainda não existe”. 

Blue e outras cores do meu voo é poesia necessária para a vida, porém apenas para quem não tem medo de se aventurar com três asas. Juntando uma poesia jovial, cheia de sentimento e lembrança, evocando tradições da poesia concreta e da poesia visual e, que exigem um olhar atento do leitor, elas dão vida aos poemas, e é assim que somos apresentados ao encantamento da obra dividida em três momentos”: da imaginação, da fantasia, e do sonho azul.

Uma viagem ao interior das nossas emoções. Contudo, nesta viagem tão profunda, não estaremos só, temos a companhia da escrita poética e sua sinestesia, que nos acolhe pelo simples fato de nos fazer enxergar pelos olhos do outro. Podemos nos aprofundar e mergulhar em questionamentos, descobertas, inquietações e ainda assim nos divertir com o manusear do livro e os malabares necessários para a realização da leitura. Um labirinto desafiador!

No primeiro voo deste livro, nos deparamos com sensações que remetem a perda, os desencontros e a solidão, como descrito no poema SÓ:

“sem você

longe de você

Tão distante de você

é a palavra

mais comprida

que existe

“só”

Impulsionados pela segunda asa, alçamos voo e aterrissamos no universo da fantasia. Nos encontramos com a saudade de casa, da cidade, dos pais, da infância, do amor, e até nos deparamos com inspirações do poeta, Quintana, Drummond, e Pessoa são alguns. 

Na terceira e última asa do livro, somos levados a conhecer o sonho azul proposto por Marinho, com todas suas dores, amores e cores. Aqui mergulhamos no lado mais livre de sua poesia, alçando voos para novos sentimentos e emoções. 

Com tantos voos alçados, a ilustradora Raquel Matsushita se inspira nas poesias concretas de Décio Pignatari, fazendo uso de elementos do design gráfico, da publicidade e de outras invenções deixadas pelo concretismo, para dar movimento e leveza à obra, sempre trazendo o azul como sua cor essencial, e o brincar de luz e sombra, como no poema Blackout. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2014
País: Brasil
ISBN: 9788582052532
DIMENSÕES E ACABAMENTO
19 cm x 14 cm x 1.3 cm
Peso: 280 g
Páginas: 152
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Poesia
ASSUNTOS
Amor, Humor, Existência, Adolescência, Emoções, Sentimentos, Dúvidas existenciais, Poesia Concreta, Poesia, Poesia Lírica, Poesia Visual
SOBRE JORGE MIGUEL MARINHO
Foto do autor Jorge Miguel Marinho
Jorge Miguel Marinho nasceu no Rio de Janeiro, vindo morar em São Paulo, cidade onde iniciou sua carreira literária. Cursou Letras e fez Mestrado em Literatura pela Universidade de São Paulo, ministrando oficinas, além de ter atuado como professor do Instituto Vera Cruz no curso superior de formação de escritores. Ao longo dos anos, colecionou uma série de prêmios como FNLIJ, APCA, Jabuti, HQ Mix, destacando, entre suas obras Te dou a lua amanhã (1997) e Lis no peito: um livro que pede perdão (2005).
leia mais...
SOBRE RAQUEL MATSUSHITA
Foto do autor Raquel Matsushita
Raquel Matsushita é designer gráfico, ilustradora e escritora de livros acadêmicos e literários. Sócia do escritório Entrelinha Design, graduou-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e especializou-se nos cursos de “Design gráfico”, “Cor” e “Tipografia” na School of Visual Arts em Nova York. Em 2020, recebeu o prêmio internacional Image of the book 2020 (Bologna Book Fair), com o livro de contos para adultos Mínimo Múltiplo Comum (Sesi-SP Editora). Foi também premiada com dois jabutis; Prêmio FNLIJ; Prêmio Literário da Biblioteca Nacional; Prêmio Selo Cátedra PUC/Unesco; Bienal Brasileira de Design Gráfico (ADG), HQ MIX e Prêmio Miolos entre outros. Entre suas publicações existem dois livros sobre design, sete livros para a infância entre inúmeros outros que ilustrou.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35