Seleções > Bililico

BILILICO

Texto: Eva Furnari, Denize Carvalho, Sonia Dreyfuss

Editora: Moderna
Tem mãe que parece avó, tem mãe que tem olhos ternos e grandes, orelhas redondas e grandes, boca com dentes grandes... Quando somos muito pequenos, com quem nossa mãe se parece?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Bililico cabe na palma da mão. A mãe do Bililico se chama Bi e era deste tamanhão. Um dia, brincando de pular, escorregar e subir nos altos e baixos da colcha, o menino é capturado por um bicho — olhe ali na janela! Será que foi de propósito, será que não? Foi acidente feito um trambolhão, quando a gente sai rolando e não vê o que tem pela frente?

Com uma sequência bastante singela, uma história de encontro e desencontros é narrada a seis mãos, por Eva Furnari, Denize Carvalho e Sonia Dreyfuss. Aqui vemos o Bililico, um daqueles personagens extravagantes como a Mindinha e o Pequeno Polegar, cujos primeiros passos, mesmo dentro da casa mais confortável, pode levar a perigos constantes. Ele veste uma dessas roupas de bebê com calças, blusa e gorro, tudo uma coisa só e vermelho... A mãe usa camisolão, toca, trança e meião — olhe bem: ela apenas se deita na cama, após tirar fora os sapatos de bico fino! E olhe mais... Com quem se parece a Bi?

É possível aprofundar e divertir-se com os significados de um texto, em cada detalhe das palavras e das imagens, lendo uma vez a fofura e depois a aflição da mãe que perde o filho entre os lençóis da cama. Ou está em outro lugar? Onde Bililico foi parar? Vamos lembrando de outras histórias e advertências, quando, antigamente, se dizia: não jogue a criança com a água da bacia!

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2014
País: Brasil
ISBN: 9788572083010
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 28 cm x 0.6 cm
Peso: 138 g
Páginas: 25
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto
ASSUNTOS
Família, Maternidade, Movimento, Corpo, Consciência corporal, Mãe, Aprender a andar, Bruxas, Seres mágicos, Superproteção, Cuidados, Vínculos Afetivos, Filhos pequenos
SOBRE EVA FURNARI
Foto do autor Eva Furnari
Eva Furnari nasceu em Roma, na Itália, em 1948. Mudou-se para o Brasil com sua família quando ainda era muito pequena. Desde pequena gostava de desenhar e estudou arquitetura na Universidade de São Paulo. Começou a carreira oferencendo seus serviços de ilustradora para ilustrar obras de outros escritores. Logo veio uma encomenda para quatro livros de autoria própria e nasceu a querida Bruxinha, cujas aventuras também foram publicadas em tirinhas na Folha de S. Paulo semanalmente. Dez anos depois, começou a criar livros com outros personagens e tramas. Já publicou mais de 60 títulos, ganhou muitos prêmios e teve os livros traduzidos para muitas línguas.
leia mais...
SOBRE DENIZE CARVALHO
Denize Carvalho é psicóloga e sempre esteve ligada à literatura e a formação de leitores. Durante anos, foi sócia de Ângela Aranha na Casa de Livros, uma livraria especializada em literatura infantil na cidade de São Paulo, fundada em 1986. Denize Carvalho conquistou importante indicação ao Prêmio Vivaleitura 2006 pelo desenvolvimento do projeto Vitrine Literária, com a participação de alunos de escolas circunvizinhas à livraria. Posteriormente, desfeita a sociedade, passou a assumir a distribuidora Casa de Livros.
leia mais...
SOBRE SONIA DREYFUSS
Sonia Dreyfuss é uma escritora paulistana de literatura para crianças e jovens, formada pela USP.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35