Seleções > Bicos quebrados

BICOS QUEBRADOS

Texto: Nathaniel Lachenmeyer

Ilustração: Robert Ingpen

Tradutores: Marina Colasanti

Editora: Global
Homem e pássaro se enxergam para além de seus bicos quebrados e reconhecem-se iguais em suas existências em uma história de amizade e companheirismo.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Um jovem pardal consegue comer as melhores migalhas por sua agilidade. Um dia, o seu bico quebra sem querer e ele passa a ter dificuldades para pegar as migalhas, ficando, então, com as piores. Os outros pardais não o ajudavam, por acreditar que alguém faria isso, ou porque, se o bico dele estava quebrado, ele deveria ter alguma culpa. 

Com o tempo, o jovem pardal emagreceu, perdeu sua força e deixou de voltar para a árvore onde morava, ficando ali mesmo, perto da comida. Com fome e sem casa, o pardal enfraquecia e sua aparência definhava, fazendo com que o ignorassem mais. Era como se ele não fosse mais um deles. 

Em uma tarde, o pardal encontrou um pedaço enorme de pão fresco. Assim que se aproximou, surgiu uma mão. O homem que segurava o pão era diferente das outras pessoas. Era magro e estava sujo, solitário e triste. O pardal e o desconhecido tinham muitas características semelhantes e se conectaram a partir dessa identificação mútua. O pardal percebeu que o desconhecido também tinha o bico quebrado, só que era um bico invisível. Um reconheceu a existência do outro e, assim, se uniram.

De forma muito sensível, esta história resgata a humanidade de uma pessoa em condição de rua e revela como o individualismo contribui para que esse cenário se configure. Alguém estar isolado e em situação desfavorável é, em parte, reflexo da falta de assistência às pessoas que precisam de algum auxílio, já que somos seres organizados socialmente.

Nesta narrativa, homem e pássaro se enxergam para além de seus bicos quebrados e reconhecem suas existência em uma história de amizade e companheirismo.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2003
País: Brasil
ISBN: 9788526008076
DIMENSÕES E ACABAMENTO
16.26 cm x 20.57 cm x 0.51 cm
Peso: 132 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania
PRÊMIOS
Prêmio FNLIJ - Jovem Hors-Concours, Láurea Altamente Recomendável - Jovem da FNLIJ
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Fábula e história de animais, Conto
ASSUNTOS
Empatia, Amizade, Altruísmo, Pobreza, Marginalidade, Invisibilidade social, Acolhimento, Sobrevivência, Convivência social, Cuidados, Vínculos Afetivos, Alteridade, Exclusão social, Sensibilidade
SOBRE NATHANIEL LACHENMEYER
É um autor premiado de livros para crianças e adultos. Suas principais publicações são The Outsider, The Origami Master, Octopus Escapes!, ainda sem tradução para o português. Entre 2000 e 2007, realizou mais de 80 palestras sobre saúde mental e questões das pessoas em condição de rua em universidades, hospitais e centros de saúde mental nos Estados Unidos, Canadá, Suécia e Austrália.
leia mais...
SOBRE ROBERT INGPEN
Pintor e ilustrador, Robert Ingpen nasceu em 1936 em Geelong, Austrália. Estudou arte e ilustração de livros no The Royal Melbourne Institute of Technology (agora RMIT University). Após a graduação, ele trabalhou em 1958 como ilustrador e designer de comunicação na CSIRO (Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth).Em 1958, ele começou sua longa carreira como ilustrador freelancer e contador de histórias, publicando mais de 100 livros sobre a vida, história e conservação australiana, mas principalmente histórias ilustradas para crianças. Em 1986, ele se tornou o único australiano a receber a medalha internacional Hans Christian Andersen por sua contribuição à literatura infantil como ilustrador, e foi homenageado com um Doutor em Artes pela RMIT e como Membro da Ordem da Austrália.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35