Seleções > Bia e o elefante

BIA E O ELEFANTE

Texto: Carolina Moreyra

Ilustração: Odilon Moraes

Editora: Jujuba
Bia e o Elefante são bem diferentes, mas isso não os impede de construírem uma linda amizade baseada na tolerância.
SINOPSE
Foto do resenhista Isabella Zappa
por Isabella Zappa

Bia gosta de brincar ao ar livre, o elefante prefere ficar dentro de casa. A pequena roedora anda rápido, o grande mamífero a passos lentos; um gosta da comida quentinha, enquanto a outra quer leite gelado. Mesmo assim, os dois são grandes amigos.

Entre os opostos e contradições da convivência cotidiana, Carolina Moreyra e Odilon Moraes constroem uma narrativa singela, carregada de empatia e generosidade. Ao enfatizar as características opostas de cada personagem, a obra favorece a identificação dos leitores, que se percebem como Bia ou o Elefante, que podem ser dois irmãos que convivem numa casa, dois amigos da escola, primos, vizinhos, pais e filhos.

A apresentação visual das personagens, sempre um em cada página, reforça a oposição entre eles ao longo do dia. Nessa fábula da vida cotidiana, contemplamos os opostos convivendo harmoniosamente em desenhos sobre um fundo branco. A leveza transborda dessa obra que desperta percepções sobre tolerância e convivência no cotidiano.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788561695699
DIMENSÕES E ACABAMENTO
18 cm x 14 cm x 1 cm
Peso: 240 g
Páginas: 28
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento, Argumentação
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais
ASSUNTOS
Rotina, Cotidiano, Infância, Amizade, Diferenças, Animais, Companheirismo, Percepção do outro, Respeito, Vocabulário, Convivência, Questões de gênero, Menino x Menina, Coelho, Elefante
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Bia e o Elefanta
SOBRE CAROLINA MOREYRA
Foto do autor Carolina Moreyra
É formada em cinema pela London Film School - Inglaterra. Atuou como roteirista em trabalhos para a televisão.  É uma das criadoras do BabaYaga, coletivo de produção literária independente. Em entrevista para o site Lugar de ler, a escritora revela que:" Não trabalho mais com filmes. O mundo do cinema e da TV exige de você uma dedicação de tempo, de disposição e de você mesmo que, quando tive filhos, se tornou incompatível comigo. (...) Tenho me aproximado um pouco do texto para teatro. Em 2017 fizemos a adaptação do livro do Odilon, A Princesinha Medrosa, e foi uma experiência que gostei bastante e me ensinou muito.
leia mais...
SOBRE ODILON MORAES
Foto do autor Odilon Moraes
Odilon Moraes nasceu em São Paulo em 1966 mas mudou-se pequeno para o interior. Voltou à capital para estudar arquitetura na FAU-USP mas nunca exerceu a profissão. A paixão pela ilustração e pelos livros o levou para outros caminhos. Já escreveu e ilustrou mais de 50 livros. Ganhou o prêmio Jabuti e o prêmio FNLIJ de melhor livro do ano algumas vezes. Além de escrever e ilustrar, dá cursos e oficinas sobre a história do livro ilustrado.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35