Seleções > Betina quero-quero

BETINA QUERO-QUERO

Texto: Andréia Vieira

Editora: DCL - Difusão Cultural do Livro
Que olhos grandes Betina tem! E mãos ágeis e ligeiras para tomar tudo o que ela quer... Mas tudo o que desejamos e guardamos nos faz verdadeiramente bem?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Nem mã, nem papá... Desde o início da história, a primeira palavra de Betina foi “Qué!” chateando o pai e mamãe. Betina quer o chocalho com bico de pássaro, quer a mamadeira no meio da madrugada, quer o grande urso de jardineira vermelha que mal entrará dentro do carro e levá-lo pra casa. E o pequeno qué porque qué logo se transforma em “quelo” com lagriminhas nos olhos e depois num “quero” contente da vida.

A boneca da irmã, o celular da mãe, o guarda-chuva do pai, até o osso e a coleira do cachorro, ah essa Betina parece não ter jeito. Tudo ela pega e leva para dentro do quarto, para dentro do guarda-roupa. Um dia, ela encontra um tetéu, um pássaro que canta quero-quero-quero e a menina leva ele consigo. Betina também tem um polvo de estimação, com seus oito tentáculos abraçando o mundo...

Com uma dinâmica da linguagem do cartum, o álbum ilustrado de Andréia Vieira traz um tema bastante sensível no cotidiano de algumas famílias, quando os afetos são cambiados por um desejo contínuo de posse. A voracidade e o egocentrismo natural de uma criança são aqui retratados com uma pitada de humor, usando o recurso da hipérbole ou exagero nas ações e reações dos personagens. Deste modo, o livro abre espaço para o riso, fazendo sentir e refletir sobre o estresse do acúmulo, o desprendimento, nossas necessidades de companhia e diversão entre pessoas amadas e queridas!

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 9+
Ano: 2015
País: Brasil
ISBN: 9788536821276
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20 cm x 20 cm x 0.5 cm
Peso: 190 g
Páginas: 56
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, Desenvolvimento emocional, Consumismo, Solidão, Humor, Tristeza, Limites, Convivência, Depressão, Objeto transicional, Convivência social, Hábitos de consumo, Vínculos Afetivos, Sentimentos, Expressar sentimentos, Filhos pequenos, Educação dos filhos
SOBRE ANDRÉIA VIEIRA
Foto do autor Andréia Vieira
Andréia Vieira é artista visual, ilustradora e autora de literatura infantil, além de criar projetos gráficos para revistas e jornal, ministrando oficinas para crianças com brinquedos e personagens articulados de papel. Tem trabalhado com diversas técnicas, como colagem, pintura acrílica, monotipia, carvão, nanquim, linóleo e também com artes digitais.  Estudou narração oral de histórias na Livraria da Vila em São Paulo e possui diversas experiências em eventos ligados à literatura infantil, bem como tem se dedicado a cursos com outros ilustradores, como Maria Eugênia, Odilon Moraes, Fernando Vilela, Rebeca Luciani, e oficinas de criação literária com Lúcia Hiratsuka e Peter O’Sagae. Em 2013, participou da Fabricca delle Favole, escola de ilustração da Academia de Belas Artes de Macerata, Itália com Carll Cneut e Pablo Aulladel.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49