Seleções > Bartolo Burtopelo

BARTOLO BURTOPELO

Texto: Peter O' Sagae

Ilustração: Suryara

Editora: 2 no telhado
O que esperar de um bicho-papão? Bartolo Burtopelo faz refletir sobre a natureza dessa criatura.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Bartolo Burtopelo é um bicho-papão que mora em cima do telhado da casa de uma família camponesa. Cada familiar está fazendo uma atividade diferente fora de casa, enquanto isso, um menino fica sozinho, cortando pão. Até que Bartolo Burtopelo bate na porta. 

O menino atende à porta e fica com medo de que o bicho-papão o mate. Contudo, Bartolo Burtopelo pede pão picado, depois manteiga, sal, toicinho e uma colher. Para, assim, fazer miga de pão (um prato típico de algumas regiões da península ibérica). Enquanto os dois comem, o menino permanece atento ao bicho-papão com receio de suas intenções.

Passando pela parlenda do bicho-papão e chegando a uma das versões mais antigas de chapeuzinho vermelho, em que a personagem se salva sozinha, a história tem um clima bem-humorado e nada hostil. Uma criatura que deveria dar medo pode acabar cativando quem lê. Com os dentes a mostra, a falta de presa o faz parecer inofensivo. Seu rosto amigável leva a considerá-lo como um malvado favorito.

Fica a cargo do leitor identificar a intenção de Bartolo. Enquanto o menino morre de medo do bicho, ao longo da leitura, ele pode parecer bondoso. Aliás, que bicho-papão pede algo em vez de ordenar e ainda cozinha para a criança não se queimar? É um monstro gentil ou prefere miga de pão a criancinhas? Quando o menino foge, Bartolo coloca seus cães à caça dele. Seria por perseguição ou por preocupação? Mas quem tem coragem de ficar para tentar descobrir?

Da mesma forma que Alfred Hitchcock aparecia em seus filmes como uma assinatura, duas personagens representam o autor e a ilustradora. A dica de quem é quem está na última página. Aproveite e leia a ficha catalográfica, você vai se deparar com uma marca do humor refinado do autor.

Para tentar se safar do bicho-papão, o menino utiliza a mesma estratégia de chapeuzinho vermelho. Diz Peter O' Sagae que seus bisavós camponeses conheceram a chapeuzinho... de verdade.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9786500300079
DIMENSÕES E ACABAMENTO
15.5 cm x 20 cm x 1 cm
Peso: 100 g
Páginas: 24
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para sentir medo
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Mito e lenda, Conto
ASSUNTOS
Suspense, Coragem, Medo, Trabalho, Monstros, Animais reais e imaginários, Bicho-papão, Preconceito, Artimanhas, Cuidados, Perseguição, Esperteza, Cozinhar, Receita culinária, Cotidiano rural
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
2 no telhado | Processo de edição
SOBRE PETER O' SAGAE
Foto do autor Peter O' Sagae
Autor, tradutor, pesquisador, crítico literário e professor, Peter O' Sagae é formado em Comunicação Social e é mestre e doutor em Letras, pela Universidade de São Paulo. Começou a estudar literatura para crianças a partir de 1990 e, em sua experiência profissional, exerceu a função de professor de literatura infantil e outras disciplinas em letras, pedagogia e comunicação, além de ministrar cursos e oficinas para formação de professores e mediadores de leitura. Entre 2006 e 2009, foi assessor técnico-acadêmico do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Participou do júri literário de importantes premiações, como Barco a Vapor, Prêmio Jabuti e Prêmio Brasília; e ainda integrou a equipe responsável pela Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil, da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato.Publicou os livros Bartolo Burtopelo; Uma noite para João; Ah! Essa eu sabia; A árvore dos livros de imagem; Um dia, o diabo aprende; e No alto verde. Peter recebeu o selo Cátedra 10 Seleção, concedido pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e pela Cátedra UNESCO de Leitura, pelas obras Uma noite para João (2017) e Os convidados da Senhora Olga (tradução, 2018). E ganhou em primeiro lugar no IV Prêmio Leia Comigo, 2005, conferido pela FNLIJ, na categoria Ficção, com Linha a linha, Yolanda entrelaça. Escreve sobre literatura infantojuvenil no blog Dobras da Leitura. Desde 2014 e ministra a oficina literária Escrever para Crianças. Atualmente, faz parte do coletivo 2 no Telhado, dedicando-se aos livros artesanais e outros modos de circulação do texto literário.
leia mais...
SOBRE SURYARA
Foto do autor Suryara
Ilustradora e designer, é formada em Design Gráfico pela UFG e mestranda em Artes pela UFMG. Dedica-se à ilustração desde 2010, criando imagens para livros, revistas e jornais além de cenários para estúdios de animação. Também desenvolve um trabalho com publicações independentes, onde se aventura pela encadernação, recortes de papel e escrita autoral. Faz parte do coletivo 2 no telhado.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35