Seleções > Barbazul

BARBAZUL

Texto: Anabella López

Ilustração: Anabella López

Tradutores: Susana Ventura

Editora: Aletria
A premiada artista Anabella Lopez apresenta uma versão ainda mais aterrorizante do clássico conto Barba Azul, de Charles Perrault. O seu Barbazul é angústia em cada detalhe, até mesmo quando há flores.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Um homem muito rico tinha todos os seus desejos realizados, mas vivia sob uma maldição: sua barba azul, que afastava as pessoas dele. Para conquistar a confiança de uma futura noiva e de sua família, ostentou jantares e festas. Casou-se com a filha mais velha da vizinha.

Barbazul guardava um segredo rompido pela curiosidade – ou seria intuição? - de sua nova esposa, que tinha permissão para visitar todos os espaços do palácio, menos o quarto do último andar. “Confio em você e sei que saberá respeitar minha proibição”, disse. A mulher então deu de cara com a própria morte e até se livra dela, o clima é de muita tensão. Foi preciso coragem e uma rede de apoio cuidadosa para romper com um ciclo cruel de violência contra mulheres.

É possível ter medo do Barbazul só em olhar a capa desse livro. A proposta de Anabella Lopez para o reconto é densa e assustadora, e intensificou ainda mais a trama. A morte é prenunciada para o leitor no desenho de uma porta em forma de caixão na página de rosto. Por meio da paleta de cores sombrias, o texto foi banhado de suspense. A artista relata na publicação que passou “(...) vários meses dedicada à pesquisa, aos desenhos, esboços e experimentações gráficas para conseguir chegar ao conceito final do livro.”. Todo esse cuidado pode ser experimentado, desde o manuseio do próprio objeto livro, formato, tamanho às belíssimas ilustrações.

Originalmente publicado em 1697, por Charles Perrault, o conto é atual e importante para o debate sobre o autocuidado, muitas vezes, as faltas subjetivas são responsáveis por escolhas equivocadas. Em nome da “felicidade”, podemos suspender as evidências e apostar em relações que nos custam a saúde mental ou física, e até mesmo a vida.

Em culturas predominantemente machistas, as mulheres são levadas a crer que a obediência ao homem é uma obrigação e não por coincidência, o Brasil possui uma das maiores taxas de feminicídios do mundo, segundo dados da OMS/ONU. Discorrer sobre essa dura realidade por meio da literatura é uma maneira de fazer com que crianças, jovens e adultos se espantem diante da crueldade e não normalizem a violência, o que infelizmente vemos diariamente nas redes sociais, telejornais, comunidades... e famílias.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2017
País: Argentina
ISBN: 9788561167998
DIMENSÕES E ACABAMENTO
31.5 cm x 21.5 cm x 1 cm
Peso: 400 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
PRÊMIOS
Prêmio FNLIJ - Tradução/Adaptação Reconto
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para sentir medo, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto de Fadas
ASSUNTOS
Segredo, Força, Coragem, Medo, Amadurecimento, Morte, Mistério, Violência, Cobiça, Dinheiro, Riqueza, Questões de gênero, Vínculos Afetivos, Casamento, Angústia
SOBRE ANABELLA LÓPEZ
Foto do autor Anabella López
Anabella López é uma artista argentina de coração brasileiro. Intensa não apenas nas pinceladas, Anabella nos arrebata com sua força nas cores, nos tons e mesmo no contraste das dimensões de elementos na página. Uma força que se pode dizer visceral. E por mais que López dance com seus pincéis, traços e cores conforme a narrativa, é inegável sua marcante presença pessoal em cada obra, nos tons de preto e vermelho, sempre recorrentes, sempre muito intensos. Nos elementos que remetem à arte mais primitivista, que associamos a referências africanas, mais claramente vistos em obras como A força da palmeira – ganhadora do Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração de 2015. Anabella foi professora na Universidade de Buenos Aires e hoje ministra cursos por todo o Brasil. 
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35