Seleções > Bárbaro

BÁRBARO

Texto: Renato Moriconi

Ilustração: Renato Moriconi

Editora:
Um guerreiro destemido enfrenta adversidades e perigosas criaturas. Nada o assusta ou o faz parar de seguir sua jornada, até que... veja você mesmo como Renato Moriconi surpreende o leitor com uma narrativa exclusivamente visual.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Pegue na mão da sua criança, acomodem-se da maneira mais confortável e se divirtam lendo esse livro juntos. Não tem erro! Vai ter espanto, caras e bocas, curiosidade, questionamentos e aquele risinho de canto de boca no final - porque provavelmente haverá uma certa identificação dos pequenos com o protagonista.

Um astuto guerreiro medieval na companhia de seu cavalo segue em arriscada expedição. No caminho há rio de cobras, ataque de criaturas selvagens, plantas carnívoras gigantes, mas, nada o intimida ou o faz desistir de cumprir sua jornada. Até que uma criatura barra o percurso e toda sua bravura é contrariada.

Renato Moriconi criou uma narrativa visual inteligente, com movimento, as palavras saltam do leitor ao passar de cada página. O subir e descer do garoto em seu cavalo faz muito sentido com o desfecho da história. Uma metáfora divertida para as questões em torno da frustração das crianças. Sinalizá-las sobre os limites, que até mesmo os momentos mais felizes possuem um fim é para além de disciplinador, um ato de amor aos pequenos que estão construindo suas bordas em torno do real.

A propósito, é ou não é a vida esse badalo de emoções? Um sobe e desce contínuo entre obstáculos e vitórias?


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2013
País: Brasil
ISBN: 9788574065748
DIMENSÕES E ACABAMENTO
31 cm x 13.5 cm x 1 cm
Peso: 280 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Prêmio Jabuti - Melhor Ilustração Infantil ou Juvenil
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Livro-imagem, Livro sem idade, Anedota, Parlenda
ASSUNTOS
Família, Desenvolvimento emocional, Paternidade, Frustração, Brincadeiras, Infância, Monstros, Limites, Fantasia, Pai, Lazer, Filhos pequenos, Imaginação, Educação dos filhos
SOBRE RENATO MORICONI
Foto do autor Renato Moriconi
Renato Moriconi é um dos maiores nomes da literatura para infância na contemporaneidade. Artista plástico, dedica boa parte de sua produção a obras em livro. Há publicações suas no Brasil, Argentina, México, França, Itália, Coréia do Sul, EUA e China. Recebeu os prêmios “melhor livro-imagem” em 2011 e em 2014, e “melhor livro para a criança” em 2012 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Recebeu também o troféu Monteiro Lobato e o Jabuti de “ilustração infantil” em 2014. Em 2016 foi contemplado com o Premio Fundación Cuatrogatos (EUA) e finalista do prêmio “Melhor livro de arte” da revista italiana Andersen, ambos pelo livro Bárbaro. Em 2018 esse livro figurou na lista do The Boston Globo dos melhores livros infantis publicados nos EUA e figurou também em “The Most Astonishingly Unconventional Children’s Books” feita pela School Library Journal dos EUA. Ministrou cursos, oficinas e palestras no Brasil e em outros países, como no Museu de Arte Contemporânea de Lima (Peru) e Scuola Internazionale d’Illustrazione (Sarmede/Itália). É professor convidado do curso de pós-graduação “Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica” do Instituto Vera Cruz, em São Paulo.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35