Seleções > Baleia na banheira

BALEIA NA BANHEIRA

Texto: Susanne Strasser

Ilustração: Susanne Straber

Tradutores: Julia Bussius

Editora: Companhia das Letrinhas
É hora do banho e a Baleia está sossegada na banheira. Não por muito tempo, já os animais e a criança vão chegando pouco a pouco, e deixando a baleia espremida. Mas ela logo encontra uma solução divertida para que todos aproveitem esse momento delicioso.
SINOPSE
Foto do resenhista Isabella Zappa
por Isabella Zappa

É hora do banho e a Baleia relaxa na banheira cheia de espuma. De repente, a porta se abre e a tartaruga pede para entrar, diz que está com dor nas costas. Logo em seguida, é o Castor que traz uma demanda, depois o flamingo, o urso polar e a criança. Cada um tem um motivo diferente para querer entrar na água e a Baleia vai cedendo seu espaço. Até que, espremida, que ela toma uma decisão. 

A banheira é como o coração de mãe, tem sempre espaço para mais um, mas o animal parece um tanto descontente com tantas interrupções e com o espaço que vai diminuindo. Mesmo assim, ela encontra uma solução que transforma a hora do banho em uma confusão deliciosa, onde todos brincam e tomam banho, nos dando um banho de bom humor e divertimento.  

Como acontece nos contos de repetição e acumulação, a estrutura do texto se repete a cada página dupla e a novidade fica por conta do pedido de cada animal. O narrador apresenta diferentes maneiras de relatar as falas do personagem (reclamou, lamentou, disse), proporcionando ao leitor a ampliação do vocabulário.

Escrito e ilustrado por Susanne Straßer, a obra tem como um dos pontos altos a representação das emoções dos personagens. A autora mostra através dos desenhos dos olhos, as mudanças nas expressões da baleia, conforme os animais vão entrando na banheira. Os desenhos coloridos, cheios de textura e movimento, nos dão a sensação de estarmos na porta do banheiro, ouvindo toda a bagunça do banho e nos molhando com os respingos da água. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2020
País: Alemanha
ISBN: 9788574069050
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21.8 cm x 20.7 cm x 0.8 cm
Peso: 262 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Fábula e história de animais, Parlenda
ASSUNTOS
Rotina, Cotidiano, Diversão, Humor, Animais, Criança, Hora do banho, Higiene Pessoal, Baleia
SOBRE SUSANNE STRASSER
Foto do autor Susanne Strasser
Susanne Strasser nasceu em Erding, na região da Baviera, Alemanha, em 1976, e hoje vive com sua família em Munique. Estudou comunicação e design na Inglaterra e na Alemanha. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente, tendo recebido prêmios como o Prix P'tits Mômes e o Troisdorf Picture Book Prize, e sido destaque na Bienal de Ilustrações de Bratislava. Seu livro Das Märchen von der Prinzessin, 2013, foi adaptado para o cinema, e sua obra A raposa vai de carro, faz parte do catálogo "White Ravens 2020", que recomenda anualmente 200 novas publicações internacionais de livros infantis e juvenis. 
leia mais...
SOBRE SUSANNE STRABER
Susanne Straber estudou comunicação e design em Londres e Munique, reconhecida internacionalmente por seu trablaho, ela já foi destaque na Bienal de Ilustrações de Bratislava e tem um livro adaptado para o cinema, Das Märchen von der Prinzessin, 2013.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49