Seleções > Bafafá na arca de Noé

BAFAFÁ NA ARCA DE NOÉ

Texto: Marco Haurélio

Ilustração: Anabella López

Editora: DCL - Difusão Cultural do Livro
O mundo à beira do abismo e uma grande embarcação salva um casal de cada bicho. Mas, espere um pouco, há um tipo desconhecido barrado pelo Leão. Que confusão!
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Há várias versões para a história da Arca de Noé. Esta, é a narrativa criada pelo cordelista Marco Haurélio e pela ilustradora Ana Bella López.

Na história do cordelista, por conta da ação humana, a natureza se manifesta e anuncia um temeroso dilúvio. O mundo vai acabar! Entre os humanos, tal notícia foi simplesmente ignorada. Já entre os animais... O macaco é o porta-voz de tudo, chega na floresta fazendo aquele alvoroço! Afinal de contas é chegado o fim do mundo. Todos ficaram nervosos, buscando possíveis soluções para a salvação. O bafafá está instaurado!

Mesmo assim, não houve jeito

De acalmar a bicharada:

A cabra espirrava muito

Mesmo sem estar gripada.

E a Águia é chega com a boa nova: na grande embarcação se salvariam os animais. Mas, apenas um casal de cada espécie. E com a eminência da morte, há uma disparada dos bichos. Os primeiros conseguiriam salvar-se sob o comando de Noé. Lobos, cordeiros, e... um bicho desconhecido barrado pelo Leão que recebe apoio de vários outros que não consideram prudente embarcar uma criatura tão, tão diferente,

“Não pertence a nosso povo

Um animal que tem bico

Vive na água e bota ovo.”

A discussão entre eles parou a fila. Uma verdadeira audiência para definir se o ornitorrinco poderia embarcar junto de seu par. Graças aos argumentos da Coruja o caso ganha um olhar mais amplo e a arca segue seu curso. Afinal de contas: que mal há em ser diferente? Ou, existe alguém igualzinho ao outro? As ilustrações colaboram para esta discussão ao explorar cores e formas, desestruturando as imagens dos animais como são mais conhecidos. Os traços evocam à liberdade de interpretação que é dada pela arte e à pluralidade do olhar. Ao folhear o livro, o que é um leão bem diferente pode até se tornar outro bicho numa segunda leitura.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788536821832
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20.5 cm x 27.5 cm x 0.3 cm
Peso: 168 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Literatura de cordel, Poesia, Mito e lenda, Fábula e história de animais, Reconto
ASSUNTOS
Diversidade, Empatia, Diferenças, Amor pelos animais, Fauna, Diálogo, Respeito, União, Preservação da natureza, Poesia, Literatura de Cordel
SOBRE MARCO HAURÉLIO
Foto do autor Marco Haurélio
Como viveu sua infância na localidade de Ponta da Serra, região interiorana da Bahia, Marco Haurélio recebeu um banho de oralidade sertaneja, ouviu muitas histórias tradicionais transmitidas ao longo das gerações. O poeta, escritor e pesquisador é um exímio leitor de poesia, e hoje, se dedica a recolher e a catalogar essas histórias e versos, considerados patrimônios imateriais brasileiros.
leia mais...
SOBRE ANABELLA LÓPEZ
Foto do autor Anabella López
Anabella López é uma artista argentina de coração brasileiro. Intensa não apenas nas pinceladas, Anabella nos arrebata com sua força nas cores, nos tons e mesmo no contraste das dimensões de elementos na página. Uma força que se pode dizer visceral. E por mais que López dance com seus pincéis, traços e cores conforme a narrativa, é inegável sua marcante presença pessoal em cada obra, nos tons de preto e vermelho, sempre recorrentes, sempre muito intensos. Nos elementos que remetem à arte mais primitivista, que associamos a referências africanas, mais claramente vistos em obras como A força da palmeira – ganhadora do Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração de 2015. Anabella foi professora na Universidade de Buenos Aires e hoje ministra cursos por todo o Brasil. 
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35