Seleções > Azul

AZUL

Texto: Meritxell Martí

Ilustração: Xavier Salomó

Editora: Jujuba
Existe um jeito de encontrar conexões entre tudo o que existe de real e o faz de conta, associando ideias, palavras, desenhos, conceitos, saberes, poesia, histórias e afetos, num mundo de coisas azuis.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Um poeta francês chamado Stéphane Mallarmé disse, uma vez, que tudo no mundo existe para acabar dentro de um livro — e esta é uma ótima chave de leitura para obras das mais variadas, algumas em especial, quando carreiam a intenção de apresentar objetos, cenas ou conceitos a crianças pequenas.

Brincando com dois gêneros editoriais: o imagiário e o livro-legenda, esta obra do casal catalão Meritxell Martí e Xavier Salomó, principia com uma visão do globo terrestre marcado pela linha do Equador. Simultaneamente, a leitura pode vagar em três direções, conhecendo ou reconhecendo conceitualmente o que é um planeta, o mundo ali representado ou o local onde moramos... Já ao virarmos a página, surge a palavra “olhos” e a mente infantil é convidada a ver a similaridade de forma e cor no desenho do nosso planeta e dos olhos de um gato. Da ideia que assim se fixa, um globo azul, encontramos a figura de um anel de safira lapidada e brilhante. Vemos então que o gato arremessa o anel pela janela e palavra apresentada, na página, já oferece uma rima: céu, um céu todo azul, como a água, o reflexo dos olhos do gato e a pedra do “anel”, uma palavra que está dentro da palavra “janela”.

Ondas, peixe, baleia, esguicho, bota, rede, pintura de um jovem Picasso com sua camiseta de mangas e listras, frutinhas chamadas airelas, libélula, barba... Barba Azul! Num livro cartonado, de bordas arredondas, os autores muito livremente oferecem aos leitores um jeito lúdico de encontrar conexões entre tudo o que existe de real e faz de conta, entre coisas que são e outras que parecem ser, ora mentira, ora verdadeiras. Trata-se do jogo simples da associação, abrindo portas para ensaiar breves narrativas ou poesia num ritmo de lengalenga. Um livro para bebês... e pais sensíveis!

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2019
País: Espanha
ISBN: 9788561695668
DIMENSÕES E ACABAMENTO
14 cm x 17.8 cm x 2.3 cm
Peso: 240 g
Páginas: 46
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Imagiário, Livro-legenda
ASSUNTOS
Frutas e Flores, Alimentação, Vocabulário, Nomes, Cores e Formas, Água, Mar, Baleia, Peixes, Personagens, Palavras, Coisas, Objetos
SOBRE MERITXELL MARTÍ
Foto do autor Meritxell Martí
A escritora catalã Meritxell Martí estudou piano durante muitos anos e concluiu sua formação como compositora e arranjadora musical, até que um de seus irmãos a convencesse seguir a carreira de Humanas. Trabalha em várias coisas a um só tempo: é professora universitária online, escreve literatura para crianças e jovens, realiza conferências e conversas a respeito de ciber-identidade e Internet, e adora andar de bicicleta vendo o mundo com uma saborosa sucessão de imagens, ao lado do marido, o ilustrador Xavier Salomó.
leia mais...
SOBRE XAVIER SALOMÓ
Foto do autor Xavier Salomó
Xavier Salomó é um ilustrador catalão, filho de uma maquiadora de teatro e de um banqueiro. Formado em Belas Artes, estudou desenho, gravura e ilustração, dedicando-se sua vida profissional a esta área, trabalhando para casas editoriais catalãs, espanholas e francesas. É ele quem assina boa parte dos livros ilustrados de Maritxell Martí.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35