Seleções > Aventura animal

AVENTURA ANIMAL

Texto: Fernando Vilela

Editora: DCL - Difusão Cultural do Livro
Até parece uma brincadeira de pega-pega: foge de bicho, corre atrás de bicho, ninguém mais entende o que deve fazer, nem de onde vieram uma elefante, uma onça, um flamingo, um arara... existe alguma reserva animal perto desta cidade?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Aqui não há história, mas tem aventura — será possível? Quebrando o corre-corre do cotidiano, muitos bichos selvagens invadem ruas, lojas e casas. Atrás de um fusca está um hipopótamo escondido que o leitor-observador tem que flagrar, em meio aos desenhos coloridos, enquanto várias coisas acontecem simultaneamente: o trânsito que não se move, os motoristas dentro dos veículos, cansados, tristes, injuriados, enfezados, um motoboy indo adiante, carregado de caixas de pizza, a mulher pendurando roupa no varal do alpendre, os pendurados no celular em outra varanda... Ao fundo, a silhueta dos prédios em azul e rosa com suas muitas janelinhas.

Como um livro de caçar-objetos, a narrativa visual é bastante forte na descrição de cenas que vão passando página a página. Por sua vez, o texto-legenda faz o convite e anuncia o animal que entra: um rinoceronte ao lado de uma fonte, uma girafa numa loja de garrafas, um gorila no meio da fila... enquanto os bichos tão grandes e soltos vão aprontando confusão.

Fernando Vilela imaginou algumas cenas, escreveu depois as frases que apresentam uma rima ou trocadilho fácil, antes de começar a trabalhar na ilustração do livro. O ponto de partida foram fotografias da cidade de São Paulo e animais. As primeiras imagens foram renderizadas no computador e transformadas em matrizes para xilogravura; os bichos e os personagens humanos foram desenhados com lápis, pincel, canetas, carimbos de borracha. Depois tudo foi mixado digitalmente. Este é o ritmo!

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2013
País: Brasil
ISBN: 9788536815855
DIMENSÕES E ACABAMENTO
25 cm x 28 cm x 0.4 cm
Peso: 222 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Livro de caça-objetos
ASSUNTOS
Consciência ambiental, Rua, Casa, Humor, Meio Ambiente, Animais, Cidade, Espaço urbano, Carros, Trânsito, Prédio
SOBRE FERNANDO VILELA
Foto do autor Fernando Vilela
Artista plástico, ilustrador, autor, possui graduação em artes plásticas pela Unicamp e mestrado em artes pela ECA-USP, com obras expostas em importantes museus nacionais e internacionais. Na literatura, é escritor e ilustrador com livros publicados em oito países, sendo seu trabalho mais reconhecido Lampião e Lancelot (2007), com o qual ganhou três prêmios Jabutis e a Menção Novos Horizontes do Prêmio Internacional Bologna Ragazzi Award.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35