Seleções > As narrativas preferidas de um contador de histórias

AS NARRATIVAS PREFERIDAS DE UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

Texto: Ilan Brenman

Ilustração: Jácobo Muniz

Editora: Moderna
Que tal pensar e organizar as histórias e os livros de que gosta mais? Assim, começam as seleções pessoais, daqui para adiante, viajando por muitos lugares. Somos parte do coletivo de todos os povos e países.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Esta é uma coletânea de mitos, lendas e contos, cujo título e o nome de Ilan Brenman já apontam como as preferidas de um experiente narrador de histórias. Trata-se de uma seleção que ele reconhece como “joias da humanidade” e possuem raízes bastante antigas, arcaicas mesmo, peneiradas pelo tempo e pela memória, tendo viajado alternadamente pelos caminhos da oralidade e da escrita. É a partir dessas duas formas de transmissão que certamente o contador e escritor brasileiro, israelita de nascimento, filho de argentinos, neto de russos e poloneses, deve ter composto o seu repertório e, dentro dele, joeirado, joeirado, até chegar ao montante onze narrativas de encantamento, exemplos, aventura e força.

De várias partes do mundo, o leitor poderá sentir como as histórias mesclam elementos de originalidade e algum parentesco entre povos e países. Da África, temos notícia de uma rainha que deseja comer da língua de todos os animais, semelhante a mãe Catarina ou Catirina do folguedo do bumba-meu-boi brasileiro. Da Grécia, lembramos a história de Aracne, uma menina órfã que será adotada pela deusa Atena e aprenderá o ofício de tecelã. Da imensa Ásia, ouvimos a lenda do conquistador Gengis Khan que nasceu na Mongólia. Do Brasil e sua matriz galaico-portuguesa, os contos de meter medo como o caso da menina enterrada viva debaixo da figueira, um ou outro caso de pescador... e assim vai Ilan Brenman tomando de assalto as geografias do Egito, da Índia, da Espanha, resgatando histórias de fofoqueiras, segredos, ardis, disputa, fome, alimento, festa, tristeza, amor...

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2016
País: Brasil
ISBN: 9788516123185
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22.5 cm x 14.5 cm x 2 cm
Peso: 136 g
Páginas: 80
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Mito e lenda, Conto folclórico, Anedota, Reconto
ASSUNTOS
Amor, Morte, Disputa Amorosa, Alimentação, Disputa, Fome, Confiança, Mitologia Grega, Mito de Atalanta, Mito de Aracne, Reis e Rainhas
SOBRE ILAN BRENMAN
Foto do autor Ilan Brenman
Formado em Psicologia na PUC-SP, e com mestrado e doutorado pela Faculdade de Educação da USP, Ilan Brenman é considerado um dos principais autores de literatura infanto-juvenil no Brasil, tendo ganhado diversos prêmios e tendo seus livros traduzidos e publicados em diversos países. Ilan já publicou mais de 60 livros infantis e juvenis. Ganhando diversas vezes o selo “Altamente Recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil..
leia mais...
SOBRE JÁCOBO MUNIZ
Jácobo Muñiz é um artista galego que desenha desde criança, transformando o hobby em profissão a partir de 2005.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35