Seleções > As aventuras de Tommy

AS AVENTURAS DE TOMMY

Texto: H. G. Wells

Ilustração: H. G. Wells

Tradutores: Eduardo Bueno

Editora: Piu
Um homem muito, muito rico andava distraído quando caiu num abismo e foi salvo por Tommy, um menino que pescava tubarões no mar.
SINOPSE
Foto do resenhista Isabella Zappa
por Isabella Zappa

Era uma vez um homem muito rico, orgulhoso, que ostentava joias e caminhava olhando para cima. De tão distraído, acabou caindo no meio do mar. Ele teria se afogado, se não fosse Tommy, a personagem dessa história divertida. Enquanto o homem quer agradecer à criança com uma recompensa em dinheiro, o menino só quer um animal de estimação.

As aventuras de Tommy é um livro publicado em 1929 pelo consagrado autor de ficção científica, H.G Wells, escritor de clássicos como O Homem Invisível e Máquina do Tempo. A história que, em alguns momentos tem um tom moralista, faz referência à diferença de classes entre o homem e seu menino salvador, que se evidencia na descrição do homem rico enquanto aponta que o menino estava no mar pescando tubarões. A questão social também é levantada na escolha da recompensa, pois o homem nunca está satisfeito com os animais que encontra.

A narrativa curta foi escrita e ilustrada pelo escritor britânico, que a desenvolveu acamado, durante a recuperação de uma doença. O desfecho inacabado da história traz um convite ao leitor para continuar as aventuras de Tommy. No final, uma breve e bem humorada biografia de Wells, escrita por Eduardo Bueno, tradutor da obra, que aproxima o leitor criança do ofício do escritor.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2017
País: Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)
ISBN: 9788593660009
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22 cm x 22 cm x 1 cm
Peso: 300 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Trabalho e Projeto de Vida, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Conto
ASSUNTOS
Altruísmo, Pobreza, Generosidade, Diferenças sociais, Riqueza, Acaso, Animal de estimação, Bicho de estimação, Sociedade
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Resenha
SOBRE H. G. WELLS
Foto do autor H. G. Wells
Hebert George Wells nasceu em 1866 em uma família pobre da Inglaterra. Trabalhou dos 14 aos 17 anos em uma tecelagem chegando a ter jornadas de 13 horas por dia. Até que um dia, o menino quebrou o pé e, acamado, descobriu o universo dos livros. Estudou biologia, tendo se formado em 1893 na Escola Superior de Ciências de Londres. Wells se tornou um autor consagrado de obras de ficcção científica e escreveu clássicos como O Homem Invisível, A Guerra dos Mundos e Máquina do tempo. As aventuras de Tommy é seu único livro infantil, escrito e ilustrado em 1898 durante a recuperação de uma doença. Assim como nas Aventuras de Tommy, as obras de H.G Wells são carregadas de questões sociais, políticas e éticas, tendo previsto até um bombardeio. As preocupações sociais de Wells eram tão fortes que a Declaração dos Universal Direitos humanos de 1948 foi inspirada em sua obra The Rights of Man: Or What are we Fighting for?
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35