Seleções > As Bruxas

AS BRUXAS

Texto: Roald Dahl

Ilustração: Quentin Blake

Tradutores: Jefferson Luiz Camargo

Editora: WMF Martins Fontes
Nunca aceite doces e chocolates de estranhos, você nunca sabe se são bruxas disfarçadas!
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Sempre divertido e ousado, Roald Dahl não se cansa de mesclar fantasia, terror e fazer crítica aos hábitos dos adultos sob o olhar infantil e inteligente de seus personagens. Dessa vez, o autor empresta voz a um menino que narra sua aventura contra bruxas modernas que ninguém desconfia quem elas sejam, incrivelmente más e mesquinhas, carecas e nojentas, pois sempre andam sob o disfarce de mulheres de nosso dia-a-dia, um pouco metidas, contudo cheias de glamour, amabilidades e doçuras.

Após perder os pais em um acidente no final das férias, o narrador passa a viver com sua sábia e carismática avó norueguesa. Ela o adverte dos perigos do mundo, contando histórias que podem aliviar o luto e, ao mesmo tempo, perceber que existem pessoas com intenções torpes sob a aparência da generosidade. Bruxas verdadeiras existem de verdade, ela lhe assegura, e também ensina como reconhecer uma, caso o neto, um dia, pise em sua sombra... Roald Dahl dedica um capítulo inteiro a descrições bem detalhadas!

E acontece, logicamente, que o menino irá se ver cara a cara com a Grã-Bruxa, a mais asquerosa, em uma viagem que faz a Bournemouth, uma cidade litorânea da Inglaterra, para onde vão muitos velhos cuidar da saúde. No Majestic Hotel, o personagem conhece Bruno Jenkins que, por sua gulodice, é transformado em rato. Porém, nenhuma outra criança parece estar segura porque decisões de grandes consequências estão sendo tomadas exatamente ali, no encontro anual da Convenção das Bruxas...

Habitualmente classificado como um sombrio romance de fantasia para crianças, a narrativa funciona como um intrigante modo de alertar os leitores sobre os perigos e os excessos da sociedade contemporânea, tendo sido publicada em 1983. As bruxas de Dahl já foram levadas para leitura em áudio-livro, peça radiofônica, teatro, ópera e dois filmes de longa metragem: uma adaptação em 1990, com a atriz Anjelica Huston, e outra em 2020, com Anne Hathaway. Contudo, o final do livro se mostra mais inquietante e promissor. A nova edição brasileira resgata os desenhos originais de Quentin Blake, feitos a traço em bico de pena, merecendo destacar as páginas em que aparecem a receita da Fórmula 86 de Ação Retardada para Fazer Ratos e a transformação do narrador, onde vemos que mesmo histórias longas podem beber da magia (ops!) da linguagem dos álbuns ilustrados.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2012
País: Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)
ISBN: 9788578274993
DIMENSÕES E ACABAMENTO
18.8 cm x 12.7 cm x 1.4 cm
Peso: 200 g
Páginas: 240
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para sentir medo
GÊNEROS
Novela, Narrativa de aventura, Narrativa de mistério, Narrativa de fantasia
ASSUNTOS
Luto, Suspense, Coragem, Aventura, Medo, Amadurecimento, Magia, Altruísmo, Sofrimento, Avó, Bruxas, Seres mágicos, Acolhimento, Decisões
SOBRE ROALD DAHL
Foto do autor Roald Dahl
Nascido no Pais de Gales, serviu por anos a Royal Air Force, iniciando sua escrita em 1942, após sua transferência para os EUA, sendo seu primeiro livro sobre o acidente que sofreu na Líbia. Na escrita para crianças, seu primeiro livro Os Gremlins, sendo vendidos os direitos para Disney rapidamente para produção de um filmes. Ficou mundialmente famoso pelos seus livros infantis, sendo vários adaptados para o cinema, como: A Fantastica Fábrica de Chocolate, Matilda, As Bruxas, o Bom Gigante Amigo e James e o Pessêgo Gigante. Também escreveu livros adultos, principalmente de contos macabros, reconhecidos por seu humor negro e finais surpreendentes.
leia mais...
SOBRE QUENTIN BLAKE
Foto do autor Quentin Blake
Quentin Blake é um famoso cartunista, ilustrador e autor inglês de literatura e livros para crianças, com mais de 300 títulos publicados, entre criações próprias e parcerias, incluindo dezoito trabalhos com Roald Dahl. Vencedor do prêmio bienal de ilustração Hans Christian Andersen 2002, concedido pelo IBBY, Quentin Blake é reconhecido com o título de 'Sir', pela rainha da Inglaterra, e é patrono da Associação dos Ilustradores.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35