Seleções > Antologia de poemas portugueses para a juventude

ANTOLOGIA DE POEMAS PORTUGUESES PARA A JUVENTUDE

Texto: Henriqueta Lisboa

Editora: Peirópolis
Henriqueta Lisboa aqui proporciona uma viagem por terras, imagens, sentimentos e heranças da infância portuguesa, conduzindo os jovens leitores pela expressividade simples e viva de nossa língua.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Um poeta nunca está só, vive na companhia de seus livros, versos e tantos outros poetas que escreveram antes dele. E, quando alguém, como Henriqueta Lisboa, decide fazer uma antologia de poemas, temos um trecho de suas leituras, seus vários caminhos que deseja compartilhar junto a outros leitores a fim de fazer conhecer as emoções que sobreviveram ao tempo sempre errante e múltiplo das palavras. Uma antologia pode ser uma espécie de portal para um templo onde as vozes do passado e do presente se combinam, um lugar de interação, onde leitores e poetas leem-se profundamente uns aos outros.

Assim, nesta coletânea para a juventude, Henriqueta Lisboa proporciona uma viagem por terras, imagens, sentimentos e heranças da infância portuguesa. Na cadência dos versos, reconhecendo a expressividade simples e viva de nossa língua, o leitor ouvirá sinos e despertará sonhos, andará a galope em um cavalo de pau, visitando aldeias e cantando barcarolas, fanfarras, alegrias, tristezas, em punhados de fé, mar e céu. Tudo isso como um álbum de retratos e brinquedos do passado, com cheiro de lavanda e tomilho.

Fazem parte desta viagem Fernando Pessoa, Armindo Rodrigues, Branquinho da Fonseca, Miguel Torga, Tomás Antônio Gonzaga, José de Anchieta, Luís de Camões, entre tantos outros, e “a moça mais linda do povoado”, Florbela Espanca.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2005
País: Brasil
ISBN: 9788575960301
DIMENSÕES E ACABAMENTO
25.6 cm x 19.2 cm x 0.6 cm
Peso: 160 g
Páginas: 64
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Conhecimento, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Prêmio FNLIJ - Literatura em língua portuguesa, Láurea Altamente Recomendável - Literatura em língua portuguesa da FNLIJ
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Poesia
ASSUNTOS
Brincadeiras, Infância, Amizade, Amor pelos animais, Altruísmo, Beleza, Costumes antigos, Religiosidade, Portugal, Bondade, Delicadeza, Esperança, Poesia, Poesia Lírica, Poesia Portuguesa
SOBRE HENRIQUETA LISBOA
Foto do autor Henriqueta Lisboa
Henrique Lisboa é uma importante e sensível poeta brasileira, um dos grandes nomes da lírica modernista que soube manter um diálogo constante com a tradição e os intelectuais de sua geração, tendo-os como leitores de sua produção poética, dentre eles Mário de Andrade, Drummond, Cecília Meireles e Manuel Bandeira. O tom de seus próprios versos e de suas leituras envolve-se de cores e imagens singelas, emoções elevadas e um grande interesse pela educação estética.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35