Seleções > Andar por aí

ANDAR POR AÍ

Texto: Isabel Minhós Martins

Ilustração: Madalena Matoso

Editora: Editora 34
Como nos apropriamos dos espaços da nossa cidade e o quê nos reservam os caminhos da vida? Grandes aventuras, desafios, surpresas ou sutilezas que na correria do dia a dia passam despercebidas aos nossos apressados olhares...
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Um menino acompanha as andanças de seu avô rua afora. Passos largos do avô que seguem sempre a frente e passos pequeninos do menino logo atrás. “Vamos só ali? Não demoramos quase nada, diz o avô ao neto. E o que vocês vão fazer? Pergunta a mãe. Nada de especial, dizemos nós, a porta já a fechar-se, a rua toda pela frente.” O avô para e conversa, o menino salta em poças de água, equilibra-se na beira da calçada, escala montes de areia e caça o galho perfeito que vira espada, bandeira, remo, sempre registrando o rastro do seu trajeto no chão.  

Ora, é um caminhar apressado, ora devagarinho que acontece livremente, entretido, realmente enxergando e experimentando o que a cidade e o dia oferecem. Ruas, praças, avenidas, parques, mercados, feira, chuva, sol ou o vento acariciando o rosto, tudo revela alegrias que nem imaginamos existir ou não nos permitimos sentir.  

Nesta crônica afetiva de Isabel Minhós Martins com ilustrações de Madalena Matoso, somos convidados a experimentar sem reservas os momentos e as sutilezas da vida, apreciar o que nos cerca e suspirar a todo minuto da nossa existência. Isso é andar por aí. Sem pressa, encontrar velhos amigos, conhecer desconhecidos, acenar para a vizinhança, bater um papo no banco da praça, observar as árvores, os pássaros e as pessoas. Passos largos ou passos pequeninos, tanto faz, desde que não percamos a capacidade de ver e estar no mundo!


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2017
País: Portugal
ISBN: 9788573266733
DIMENSÕES E ACABAMENTO
25 cm x 20.2 cm x 0.8 cm
Peso: 181 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Responsabilidade e cidadania, Conhecimento
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Realismo cotidiano, Crônica
ASSUNTOS
Rua, Ócio, Tempo livre, Cidade, Avô, Liberdade, Espaço urbano, Espaços públicos, Lazer, Gerações, Andar a pé, Caminhar
SOBRE ISABEL MINHÓS MARTINS
Foto do autor Isabel Minhós Martins
Isabel Minhós Martins nasceu em Lisboa, em 1974 e, desde pequena, se interessava pelo mundo das histórias e das palavras. Queria ser jornalista, arqueóloga ou pediatra e começou a escrever ainda na infância, tendo produzido alguns textos, poemas e cartas. Escolheu o Design como curso superior e estudou na faculdade de Belas Artes. Durante sua trajetória profissional, trabalhou na área de comunicação para crianças e, em 2004, junto com alguns amigos, fundou a Editora Planeta Tangerina, focada primordialmente na publicação de livros ilustrador. Isabel já publicou mais de 30 livros e recebeu diversos prêmios, entre eles o Hans Christian Andersen em 2017.
leia mais...
SOBRE MADALENA MATOSO
Foto do autor Madalena Matoso
Madalena Matoso é uma autora e ilustradora portuguesa, formada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e com pós-graduação em Design de Gráfico Editorial pela Faculdade de Belas-Artes de Barcelona. É co-fundadora do Ateliê Planeta Tangerina, que mais tarde se transformou na editora portuguesa de mesmo nome. Recebeu diversos prêmios, como o Prêmio Nacional de Ilustração (Portugal), o Prêmio Ilustração de Livro Infantil Festival de BD Amadora, o Prêmio Autor SPA/Livro infanto-juvenil, e menções no “Children’s Picture Books”, da Feira de Direitos de Nova Iorque e na Feira de Bolonha na categoria Arte, Arquitetura e Design. É professora de ilustração na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35