Seleções > Alfabeto escalafobético

ALFABETO ESCALAFOBÉTICO

Texto: Claudio Fragata

Ilustração: Raquel Matsushita

Editora: Jujuba
O alfabeto brincado numa ode à língua portuguesa. Versos e tipografia de A a Z, encanta leitores a cada página.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Um jovem poeta, Léo Prudêncio, escreveu: “repetir uma/ palavra – até conseguir/ envergá-la”. Neste livro escalafobético, Claudio Fragata e Raquel Matsushita fazem essas torções, e juntos nos oferecem um abecedário poético, opulento e divertido.

São letras, palavras e imagens brincantes. Há momentos que pontos de exclamação parecem saltar da página, ou que a água verde por onde navega um navio vai escorrer até o leitor... Sentir a língua portuguesa dessa maneira é uma experiência incrível para as crianças e também para os adultos. Até mesmo porque não há idade para o espanto.

Os artistas fugiram do óbvio e a cada letra do alfabeto, o poema e a tipologia nos enlaça sorrindo, como na letra U:

BU!

AI, AUGUSTO

  QUE SUSTO!

 ME DEU ATÉ

     SOLUÇO!

O trabalho é reunido num projeto gráfico enxuto. E, mesmo com tantas cores, informações e formatos, tudo flui de uma maneira suave, um convite ao deleite de sentir a poesia e não se preocupar em compreendê-la. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2013
País: Brasil
ISBN: 9788561695385
DIMENSÕES E ACABAMENTO
19.8 cm x 21.6 cm x 0.8 cm
Peso: 240 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Conhecimento, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Prêmio Jabuti - Didático e paradidático
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Poesia, Abecedário, Livro informativo
ASSUNTOS
Nonsense, Humor, Alfabetização, Trocadilho, Absurdo, Alfabeto ou Abededário, Poesia, Poesia Visual
SOBRE CLAUDIO FRAGATA
Foto do autor Claudio Fragata
Formado em jornalismo pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), atuou na Divisão Infantil e Juvenil da Editora Globo, nos anos de 1980, aproximou-se do público jovem, organizando e editando a coleção Manuais da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, na qual incluiu poemas de autores consagrados, como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes. Em 2000, trabalhando como editor da revista Recreio publicou dezenas de contos e poemas que fizeram sucesso, ganharam elogios da escritora Tatiana Belinky e chamaram a atenção da diretora editorial do Grupo Record, Luciana Villas-Boas, que o convidou a publicar seu primeiro livro, As filhas da gata de Alice moram aqui. Atualmente, dedica-se apenas à literatura, escrevendo livros e dando aulas na Oficina de Escrita Criativa, em São Paulo. Em 2014, foi vencedor do 56º Prêmio Jabuti na categoria Didáticos e Paradidáticos com Alfabeto Escalafobético, livro elaborado em parceria com a designer Raquel Matsushita.
leia mais...
SOBRE RAQUEL MATSUSHITA
Foto do autor Raquel Matsushita
Raquel Matsushita é designer gráfico, ilustradora e escritora de livros acadêmicos e literários. Sócia do escritório Entrelinha Design, graduou-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e especializou-se nos cursos de “Design gráfico”, “Cor” e “Tipografia” na School of Visual Arts em Nova York. Em 2020, recebeu o prêmio internacional Image of the book 2020 (Bologna Book Fair), com o livro de contos para adultos Mínimo Múltiplo Comum (Sesi-SP Editora). Foi também premiada com dois jabutis; Prêmio FNLIJ; Prêmio Literário da Biblioteca Nacional; Prêmio Selo Cátedra PUC/Unesco; Bienal Brasileira de Design Gráfico (ADG), HQ MIX e Prêmio Miolos entre outros. Entre suas publicações existem dois livros sobre design, sete livros para a infância entre inúmeros outros que ilustrou.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35