Seleções > Agora não, Bernardo

AGORA NÃO, BERNARDO

Texto: David McKee

Tradutores: Monica Stahel

Editora: WMF Martins Fontes
Bernardo tenta conversar com os pais, mas ambos vivem sempre ocupados demais, sem tempo para o menino... Lá fora no jardim, no entanto, tem um monstro à espreita.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Era hora de lavar a louça, regar as plantas da casa, colocar o prego na parede... Nunca era hora para Bernardo. O menino alerta a mãe, avisando que há um monstro lá fora, querendo devorá-lo. "Agora não, Bernardo", ela responde. Bernardo vai ao jardim e cumprimenta o monstro. Dito e feito, a criatura o devora e entra para dentro de casa no lugar do menino. Peludo, roxo, com dentes pontiagudos, unhas compridas e chifres, o monstro assusta a mãe com um rugido, morde o pai, mas nenhum deles nota que aquele não é Bernardo.

A falta de atenção dos pais ao filho pode ser motivada pela automatização das relações pessoais, pelo desinteresse ou pela sobrecarga de tarefas e responsabilidades. O monstro na história é um personagem separado do garoto. Mas não seria Bernardo o próprio monstro, revelando mau humor ao tentar enfim chamar a atenção? É uma narrativa que traz elementos de crítica ao mundo adulto, com pitadas de ironia e, mesmo assim, nos emociona quando nos identificamos com os sentimentos de Bernardo.

Os cenários de David McKee são simples e dão destaque à ação das personagens. É possível notar como as expressões faciais são fundamentais para a leitura, por exemplo, quando o pai se distrai do que está fazendo e acaba martelando o próprio dedo ou a mãe rega uma planta e deixa a água escorrer pela mesa, ao ouvirem Bernardo chamando. No quarto do menino, há uma referência a outro personagem criado pelo autor britânico: Elmer, o elefante xadrez.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2016
País: Estados Unidos
ISBN: 9788546901180
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23.2 cm x 20.4 cm x 0.5 cm
Peso: 160 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo mágico
ASSUNTOS
Família, Paternidade, Maternidade, Solidão, Mãe, Medo, Tristeza, Monstros, Abandono, Relações Humanas, Acolhimento, Pai, Sentimentos, Filhos pequenos, Educação dos filhos, Raiva
SOBRE DAVID MCKEE
Foto do autor David McKee
Escritor e ilustrador britânico, estudou na Plymouth College of Art e já na faculdade desenvolveu desenhos animados para o mercado local. Por alguns anos, fez ilustrações para revistas americanas e inglesas. Seus livros com ampla repercussão se desdobraram em séries de tv (BBC) e filmes. Elmer - o elefante xadrez virou uma série e se desdobrou em vários tipos de produtos que vão desde brinquedos de pelúcia a itens de decoração. Por todo seu legado, McKee recebeu da Playmouth University um Doutorado Honorário em Artes.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49