Seleções > Adélia

ADÉLIA

Texto: Jean-Claude R. Alphen

Ilustração: Jean-Claude R. Alphen

Editora: Pulo do Gato
Duas amigas e o amor aos livros, numa cartela de cores que abraça ao mesmo tempo: ternura e suspense. Adélia, grande vencedor do Prêmio Jabuti - Ilustração Infantil (2017).
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Ao longo do dia, Adélia brinca com seus irmãos. À noite, quando todos dormem e o silêncio reina, algo diferente acontece na sua casa de campo. E então, um pacto de amizade é selado por meio dos livros - mistério. E o frio na barriga que dá ao virar de páginas, na expectativa de que algum adulto descubra o que ocorre?

Jean-Claude Alphen constrói uma narrativa textual e estética muito interessante para apresentar a amizade e o segredo entre Adélia e Eveline. Em tons de rosa, preto e cinza, criou um cenário de ternura e suspense, prende a atenção do leitor e o brinda com um desfecho surpreendente.

É uma obra carregada de simbolismos, remete às primeiras leituras e paixões da vida. Não à toa, é considerada item valioso no acervo de uma família leitora.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 9+
Ano: 2016
País: Brasil
ISBN: 9788564974920
DIMENSÕES E ACABAMENTO
25 cm x 20 cm x 0.8 cm
Peso: 280 g
Páginas: 56
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Conhecimento
PRÊMIOS
DISTINÇÃO Cátedra 10 de Leitura UNESCO PUC-RIO, Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano, Prêmio Jabuti - Melhor Ilustração Infantil
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo mágico
ASSUNTOS
Amizade, Livro, Biblioteca, Segredo, Suspense, Diferenças, Leitura
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Book trailer
Artigo científico
SOBRE JEAN-CLAUDE R. ALPHEN
Foto do autor Jean-Claude R. Alphen
Escritor e ilustrador, carioca, passou a infância na França, terra natal de seu pai, retornou ao Brasil, terra natal de sua mãe, onde vive desde 1976. Estudou marketing e Publicidade (ESPM) e trabalhou como caricaturista no jornal O Estado de São Paulo. Desde 1990 se dedica à narrativa literária para a infância. Foi condecorado com alguns prêmios, entre eles, 2010, com Um sujeito sem qualidades - Prêmio Glória Pondé/Livro Infantil e Juvenil, em 2017, Adélia vence a categoria Ilustração Infantil - Prêmio Jabuti, e, 2018, Super é selecionado pela biblioteca de Munich para o catálogo The White Ravens.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35