Seleções > Abril, o peixe vermelho

ABRIL, O PEIXE VERMELHO

Texto: Marjolaine Leray

Ilustração: Marjolaine Leray

Tradutores: Júlia Moritz Schwarcz

Editora:
Abril é um peixinho pequeno em tamanho e um grande arquiteto de ideias. Deseja fugir do aquário, explorar o mundo, ter uma vida de aventuras e para isso ele tem um plano...
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Abril é um peixe vermelho, muito vermelho, bastante curioso e astuto. No seu pequeno aquário está sempre sozinho, mas acompanhado de grandes questões para pensar e sonhos a realizar. Deseja explorar o mundo para além do aquário onde vive, porém para isso vai precisar da ajuda até do gato, seu histórico predador. 

Apresentando a dor e o sofrimento do protagonista, a autora traz um texto envolto em humor sagaz, cheio de singularidades, imagens potentes e pitadas de suspense provocadas pelas frases curtas que por vezes são interrompidas; a escritora e ilustradora francesa Marjolaine Leray cria inúmeros cenários com situações engraçadas e questões pujantes para demonstrar a busca contínua do peixinho Abril em dar sentido à sua existência.   

Com um estilo e traço inigualável, letras do texto feitas a mão e desenhos a lápis e giz de cera, características que aproximam as questões de Abril ao leitor, Leray nos faz embarcar e acompanhar de perto os intentos e sonhos de Abril para mudar o seu destino, seja domando feras selvagens ou se transformando em pirata. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2014
País: França
ISBN: 9788574066189
DIMENSÕES E ACABAMENTO
15 cm x 15 cm x 1 cm
Peso: 240 g
Páginas: 46
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Anedota
ASSUNTOS
Família, Solidão, Resolução de conflito, Morte, Humor, Tristeza, Animais, Identidade, Gato, Sofrimento, Liberdade, Depressão, Subjetividade, Projeto de vida, Manias, Animal de estimação, Bicho de estimação, Peixes, Suicídio, Prisão
SOBRE MARJOLAINE LERAY
Foto do autor Marjolaine Leray
Vive em Paris. É designer gráfica e ilustradora, tendo já recebido vários prémios pelos seus livros para crianças. Recebeu, em 2018, o Prémio Amadora BD de Melhor Ilustrador Estrangeiro pelo álbum Um Capuchinho Vermelho, publicado na coleção Orfeu Mini. Os seus álbuns são marcados por cores fortes e ilustrações vivas, e ainda um sentido de humor rebuscado que atrai leitores de todas as idades.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35