Seleções > Aboborela

ABOBORELA

Texto: Stela Barbieri

Ilustração: Fernando Vilela

Editora: Pulo do Gato
Shen é um moço trabalhador, respeitado pelas pessoas e também muito solitário, até que um dia uma semente de abóbora mudaria sua vida pra sempre.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

No alto de uma colina vivia o solitário Shen. Seus dias eram dedicados ao trabalho. Responsável por pequenos ajustes nas casas do vilarejo próximo, sempre conseguia em troca um prato de comida, chá, uma conversa.

Onde mora é vazio e silencioso, voltar para casa é como entrar em seu próprio coração que bate pouco. Certo dia, Shen ganha uma flauta de um senhorzinho que conhece no caminho da cidade. Misteriosamente, nos primeiros toques, o protagonista se descobre um bom flautista, e isso lhe rende novos encontros e convites. Todos queriam ouvir suas composições, que de tão belas, poderiam fazer alguém sorrir ou chorar.

Depois da flauta, tudo é mistério. Há um dia em que ele salva uma carpa e recebe como agradecimento uma semente de abóbora. Leva alguns dias até esse legume crescer e ficar do tamanho de uma... pessoa. Surge Aboborela, uma moça que enche os olhos e o lar de Shen. Mas, o final não é aqui. O rei, sabendo de tamanha beleza de Aboborela, a rapta e exige o casamento, para desespero do casal apaixonado. Esperta que só, a jovem tem seus truques, combina com Shen que a encontre no vigésimo segundo dia após sua saída de casa, usando um pedaço da abóbora que ele deve jogar no chão. Mas antes que isso aconteça, ela trama um plano para se ver livre do rei, que nem desconfia dos pedidos esdrúxulos de Aboborela e cai no abismo do luxo.

Tudo o que Shen mais queria na vida era um par, alguém para dividir as suas canções. Alguém que ocupasse um lugar importante em seu coração. Aboborela, longe de ser uma personagem passiva, desvenda a receita para o amor: mistério, desejo e coragem.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788595760059
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27.5 cm x 16.5 cm x 0.5 cm
Peso: 300 g
Páginas: 44
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto de Fadas, Conto folclórico, Reconto
ASSUNTOS
Amor, Resolução de conflito, Coragem, Paixão, Magia, Caminho do herói, Generosidade, Relações Humanas, Jornada, Identidades culturais, Artimanhas, Esperteza, Primeiro Amor
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Site do ilustrador - Sinopse
SOBRE STELA BARBIERI
Foto do autor Stela Barbieri
Escritora premiada - Catálogo White Havens, FNLIJ - de muitos livros para jovens leitores, ela é artista e também trabalhou como Curadora Educacional da Bienal Internacional de Arte de São Paulo e Diretora do Programa Educacional do Instituto Tomie Ohtake na cidade de São Paulo, Brasil. Atualmente é conselheira da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal). Stela Barbieri teve seus livros publicados em várias importantes editoras brasileiras. Autora de livros e contadora de histórias, além de educadora e curadora de arte, Stela Barbieri teve suas obras expostas nacional e internacionalmente.
leia mais...
SOBRE FERNANDO VILELA
Foto do autor Fernando Vilela
Artista plástico, ilustrador, autor, possui graduação em artes plásticas pela Unicamp e mestrado em artes pela ECA-USP, com obras expostas em importantes museus nacionais e internacionais. Na literatura, é escritor e ilustrador com livros publicados em oito países, sendo seu trabalho mais reconhecido Lampião e Lancelot (2007), com o qual ganhou três prêmios Jabutis e a Menção Novos Horizontes do Prêmio Internacional Bologna Ragazzi Award.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35