Seleções > A vida sem graça de Charllynho Peruca

A VIDA SEM GRAÇA DE CHARLLYNHO PERUCA

Texto: Gustavo Piqueira

Editora: Biruta
No centro histórico de São Paulo, o falante Charllynho Peruca trabalha como entregador na lanchonete de seu pai e vive altas aventuras. Se uma vida sem graça é assim, imagina com emoção?!
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

O narrador dessa história é um cliente da Charlly’s Lanches. Ele conta em detalhes o que presencia na lanchonete do pai do menino Charllys. Conta também as aventuras desse garoto que atravessa as ruas do centro de São Paulo como entregador, ou quando se arrisca na cadeira de sua mãe cabeleireira. Ela sempre faz questão de fazer um corte original, afinal, Charllys não é uma pessoa comum! Dia desses, uma cliente o comparou a Cauby, o Peixoto, o grande intérprete. Imagine! Um garoto com o cabelo do Cauby! Esse é o protagonista.

A voz narrativa utiliza uma lupa e amplia o ordinário de Charllynho Peruca a tal ponto que uma simples entrega se transforma em uma grande aventura. O garoto passa cada sufoco! É intimidado ou perseguido por outros garotos na rua, bate à porta de Edileine e se espanta, toma bronca aos montes de seu pai. E tudo narrado com ironia e bom humor. Um sarro!! É olhar com mais atenção e perceber o fervilhão que é o centro de uma cidade como São Paulo.

Os clientes que frequentam a lanchonete são diversos e sempre tiram uma onda com Charllynho, o fazem repensar as suas certezas e a maneira de ver a vida. O que não o intimida, nem o faz diminuir o tanto que fala. Ôh louco! Seu pai vive numa pilha e solta o verbo todo dia, mas também sabe demonstrar o amor que sente pelo filho, como no dia em que o surpreendeu em seu aniversário.

Esse livro é uma declaração de amor à cidade de São Paulo, à sua memória e arquitetura, mas principalmente às pessoas que em suas singularidades e imperfeições fazem da capital paulista um gigante de alma mansa.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2009
País: Brasil
ISBN: 9788578480370
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22.8 cm x 15.6 cm x 1.2 cm
Peso: 200 g
Páginas: 120
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Novela, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, Empatia, Paternidade, Suspense, Medo, Trabalho, Cidade, Relações Humanas, Espaço urbano, Vizinhança, Nomes, Adolescência, Fantasia, Convivência, Bullying, Assédio moral, Pai, São Paulo, Cidades brasileiras, Imaginação, Introspecção, Apelidos

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35