Seleções > A vida é um trem

A VIDA É UM TREM

Texto: Alexandre Camanho

Ilustração: Alexandre Camanho

Editora: SESI-SP
Alexandre Camanho imprime em seu livro lembranças e delírios para os leitores de todas as idades: a vida é um trem, um brinquedo ou uma longa viagem. Como definir a vida?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Um livro de imagem para ler, um livro de ideias para ver — entre a lua que olha e o leitor, viramos a página, damos uma rápida piscada e agora ela já parece dormir, ao mesmo tempo que o sol brilha num amarelo ouro, antigo e atento... O convite à leitura de imagens pode ser um jogo delirante no qual o observador sempre buscará pescar, puxar algo de sua memória que possa reconhecer e fazer algum sentido entre os desenhos.

Veja! Lá vem uma locomotiva que parece um brinquedo de outros tempos ou uma máquina saída de um desenho animado, com seu bigode varrendo o trilho adiante e o olho de farol. A locomotiva puxa o trem: o primeiro vagão serve café, o segundo vagão carrega uma vaca xadrez para nos dar uma xícara de leite e depois, olhe lá, a queijadinha na forminha de papel. Ou seria uma empada?

Trata-se de um livro de imagem descritivo. Utilizando o traço em bico de pena, Alexandre Camanho imprime em seu livro lembranças e delírios que a imaginação permite misturar e puxar numa linha de lógica e metáfora. O texto visual obedece, assim, a uma ordem conceitual que vem expressa desde o título: a vida é um trem, um brinquedo ou uma longa viagem. Como definir a vida? O autor acrescenta em seus desenhos uma pitada de saudade para os leitores que não são mais crianças, ativando a memória de outros livros e artistas, como Juarez Machado, Rui de Oliveira e Renato Moriconi, brincando com personagens de circo, teatro de variedades e fábricas fantásticas.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2013
País: Brasil
ISBN: 9788582051504
DIMENSÕES E ACABAMENTO
30.5 cm x 20.5 cm x 0.3 cm
Peso: 300 g
Páginas: 52
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Conhecimento, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir
GÊNEROS
Livro-imagem, Livro sem idade, Crônica
ASSUNTOS
Brincadeiras, Diversão, Diversidade cultural, Fases da vida, Teatro, Circo, Fantasia, Meios de transporte, Tempo, Brinquedo, Trem, Imaginação
SOBRE ALEXANDRE CAMANHO
Foto do autor Alexandre Camanho
Alexandre Camanho é um renomado ilustrador brasileiro, com foco em livros de literatura para crianças e jovens. Nasceu em São Paulo, formou-se em comunicação social e artes plásticas, pela Universidade de São Paulo – USP e é também professor de comunicação visual, lecionando ilustração e projetos tridimensionais. Como ilustrador, trabalha para jornais, revistas e editoras, tendo recebido prêmios e a menção Altamente Recomendável da FNLIJ. Foi agraciado com o Prêmio Jabuti em 2015, na categoria de ilustração em livros infantis com o Os três ratos de Chantilly.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35