Seleções > A quatro mãos

A QUATRO MÃOS

Texto: Marilda Castanha

Ilustração: Marilda Castanha

Editora: Companhia das Letrinhas
Uma história sobre a jornada da vida acompanhada de mãos seguras, carinhosas e criativas. Prepare os lencinhos, revisite a infância e saúde aqueles que estão sempre ao seu lado.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

A voz narrativa desta crônica nos alerta: atravessar a linha do tempo bem acompanhada de pai e de mãe poderia ser um direito de todos nós. Seguir vida a dentro junto de mãos tão atenciosas, não nos poupa de perdas e frustrações, mas certamente, ameniza os impactos e nos concede a segurança necessária para estar na vida.

Uma garotinha nasce e cresce num berço familiar que lhe estende a mão o tempo inteiro. Seja afagando, ajudando com a tarefa de casa, negando uma peripécia ou até mesmo transformando um momento de dor em pirulito. Opa! Em alegria. Na maior parte do tempo, seu pai a acompanha e a cena em que ele corta o cabelo da pequena nos remete a uma realidade em que pai e mãe são os responsáveis por praticamente todos os cuidados da criança.

A autora Marilda Castanha viaja por outra década e recria um cenário rural onde se ouve rádio a pilha e a locomotiva surge a todo vapor. É um lugar em quem as mãos cuidam dos animais e das plantas - e que bela horta elas cultivam! Pai e filha desfrutam das produções, do espaço ao ar livre, do domingo aventureiro, das férias em outros campos. Os dois seguem juntos e enfrentam perdas difíceis, como a morte de quem amam muito.

O ciclo da vida se apresenta sob vários aspectos neste livro: as maneiras como cada um usufrui do que está ao seu redor, a dicotomia entre morte e vida, a criatividade como aspecto essencial ao bem viver, o senso de coletividade, a solidariedade e o companheirismo ilustrando que juntos somos mais fortes. Para a protagonista foi ofertado um chão firme para atuar. Ainda que chore, sabe ser possível caminhar com entusiasmo.

Acompanhar a passagem do tempo pelas páginas deste álbum ilustrado pode causar uma emoção daquelas! Isto porque dificilmente se passa ileso pela visita à infância e é impossível ser indiferente a finitude da vida. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 9+
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 857406792
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20.4 cm x 20 cm x 0.6 cm
Peso: 222 g
Páginas: 72
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Crônica
ASSUNTOS
Família, Desenvolvimento emocional, Empatia, Luto, Paternidade, Solidão, Morte, Companheirismo, Fases da vida, Crescimento, Pai, Aprendizado, Vínculos Afetivos, Tempo, Solidariedade, Sensibilidade, Cotidiano rural
SOBRE MARILDA CASTANHA
Foto do autor Marilda Castanha
Marilda Castanha formou-se em Belas Artes na UFMG e pertence a uma geração de ilustradores que começou a trabalhar com livros para crianças no final dos anos 1980. Inicialmente, utilizava bastante a técnica do desenho e da aquarela, adquirindo maior autonomia em propor um estilo mais plástico, denso e emocional, com acentuada influência de uma pintura rústica ou primitivista de matriz africana. Alia em seu trabalho o mundo objetivo e o ambiente do sujeito onírico, em diálogo direto com a percepção e a linguagem das crianças.Conquistou prêmios como o Jabuti e FNLIJ, participação em mostras internacionais em Bratislava e Sármede, além do Prix Graphique Octogone (Paris) e ter sido runner-up do Concurso Noma de Ilustração (Tóquio).
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35